sexta-feira, agosto 19, 2011

Arte Moderna

O que é arte moderna?
Para muitos teóricos, o início da Arte Moderna se dá em 1860 com o Impressionismo e vai até a Segunda Guerra Mundial. Argan, em seu importante livro "A Arte Moderna" já chama de modernos os movimentos a partir do romantismo, que para ele é o início do pensamento modernista.
A arte moderna é uma atitude do artista que já não se preocupa com regras e encomendas. Faz sua arte por que quer e não porque alguém (ou alguma instituição lhe encomendou).

e outro Link, outro post.

Na Europa, chamamos de Arte Moderna os movimentos da primeira metade do século XX que ficaram conhecidos como VANGUARDAS ARTÍSTICAS. Apesar de termos vários movimentos, sete deles tem destaque:

nAbstracionismo
nDadá

O que há de novo nessa arte?
A ruptura com a tradição, desmistifica a própria arte e nega a ilusão da arte tradicional, assumindo os materiais (ou seja, as pinceladas não são escondidas... a tela, em alguns casos, perde a moldura e é assumida... etc)

Mas não se esqueça que, apesar das mudanças, a arte moderna mantém os mesmos suportes da arte tradicional (óleo sobre tela, por exemplo!) e também as mesmas linguagens continuam sendo desenvolvidas (pintura, escultura, gravura, etc).

O primeiro museu voltado exclusivamente para a arte moderna no mundo foi o MOMA de Nova York.
MOMA OFICIAL

Aqui no Brasil, a primeira exposição modernista aconteceu em 1913 com o artista lituano Lasar Segall (que era expressionista na ocasião).

Algumas obras de Segall:

Asilo de velhos, 1909


Vilna e eu, 1910


Aldeia Russa, 1912

Em 1917, a artista Anita Malfatti realiza a primeira exposição modernista brasileira. Tal exposição foi um escândalo, sobretudo, graças à crítica de Monteiro Lobato, "Paranoia ou mistificação", publicada no jornal O Estado de São Paulo.

A crítica, muito pesada (não só à exposição, mas à arte moderna de modo geral) fez com que os modernistas se juntassem forças para tentar mostrar / explicar à sociedade o que é arte moderna. Uma das consequências disso foi, anos mais tarde, a Semana de Arte Moderna.

Outra coisa é importante é conseguir comparar obras tradicionais e modernas. No caso, trago uma análise comparativa entre arte acadêmica e impressionista. CLIQUE AQUI!!!!

Prestem atenção nos links! Eles levam para vários outros posts que podem ser bem úteis, com imagens e mais explicações.

4 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Taciana!
Parabéns pela postagem! Há muito material interessante escrito de uma forma clara e didática.
Colha bons dias e tenha um bom final de semana!

Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de Paulo Cesar’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Gabriela Balieiro disse...

Professora, li sua materia do dia 08 de fevereiro de 2008 e encontrei as seguintes frases:

"Basicamente, o que chamamos de “arte moderna” começa com o impressionismo que inicia de fato a ruptura com a arte acadêmica"

e abaixo..

" É por isso que o termo indica aquele ou aquilo que está à frente. Tais vanguardas são os movimentos (“ismos”) da primeira metade do século XX que vêm para romper com o academicismo...

O início dessa ruptura se dá com o Cubismo. Antes disso, movimentos como o Expressionismo e o Fauvismo também se empenhavam em romper barreiras."

Isso me deixou com duvidas de qual movimento rompeu com as barreiras primeiro. Foi o impressionismo ou o cubismo?

Obrigada, beijinhos!

Taciana disse...

Oi gabriela, assim, alguns teoricos dizem que é o impressionismo que inicia a modernização da arte, por trazer pinceladas evidentes, representação de luz natural e valorização da cor em detrimento do tema. Mas a arte de Vanguarda só começa no século XX. É o que significa "aquilo que está a frente". Moderno, moderno mesmo são as vanguardas (Cubismo, expressionismo, Futurismo...).
O impressionismo seria uma arte "pré-moderna". Ok?

Gabriela Balieiro disse...

Ok muito obrigada!!!