domingo, abril 10, 2011

Olhos

Sempre achei os olhos a coisa mais atraente em uma pessoa. E não estou restringindo aos olhos de cores mais raras: os azuis, verdes e cia. Mas aos olhos com expressão. Os olhos que são como ímãs.

Esses dias cai na "praga da vez": peguei conjuntivite. Não sei ao certo onde ou por quem peguei esse mal, o fato é que passei uma semana me segurando para não colocar no meu olho vermelho os dedos cheios de vontade de coçar.
Uma das frases de alerta no papel recebido pelo médico dizia em letras garrafais: TENHA PACIÊNCIA! E, confesso que esse é o desafio mais difícil quando se está com conjuntivite. O meu caso não foi tão sério, além disso, consegui não passar a vermelhidão do olho direito para o esquerdo. Para conseguir isso foi um sufoco. Mas consegui!!!

O fato é que esses dias em casa (em "quarentena") me fez pensar muito em OLHO. Como disse no início, os olhos sempre me atrairam. Certa vez, quando adolescente, fiz uma capa para um caderno cheia de olhos! (Eu adorava fazer colagens para encapar meus cadernos e fichários). É uma pena que não tenho mais esses cadernos, nem mesmo fotos deles. Do caderno com olhos, me deu ideia de criar um painel cheio de olhos... um quadro de olhos. Cheguei a recortar muitos olhos de revistas, mas no fim a ideia só ficou no papel (e sem cola) e acabei perdendo os recortes.

Dessa vez, não fiz recortes, mas pensei em algumas obras de arte que gosto e que tem olhos!





Magritte, Dalí, Man Ray e Miró... quatro artistas que, cada um à sua moda, fizeram obras surreais. Esses olhos sempre me atraíram... e agora, ainda mais.

Deliciem-se com as imagens que eu vou me deliciar com meus olhos (sem lágrimas, sem vermelhidão e sem coceira).