terça-feira, setembro 27, 2016

Aos interessados

A matéria da prova de amanhã é:

Surrealismo

Modernismo Brasileiro:
Primeira fase:


Uma revisão que fiz há algum tempo e que pode ajudá-los AQUI!

Sobre a antropofagia, como comentei, aqui está o MANIFESTO ANTROPÓFAGO para quem quiser conhecer melhor!

Segunda fase:
É importante lembrar que a segunda fase começa em 1930 (depois da crise de 1929). As obras são mais realistas (os temas principais são: regionalismo e os trabalhadores brasileiros - operários, lavradores).

Alguns artistas dessa época AQUI.
Aqui está o link sobre o site oficial do PORTINARI mantido por seu filho. É um site incrível!!!!

Acho bacana comentar com vocês que Cândido Portinari, durante os anos 1930, fez muitas obras relacionadas aos trabalhadores brasileiros, sobretudo os lavradores das fazendas de café. Foi uma época que ele tinha ligações com o governo de Getúlio Vargas, e suas pinturas não são tão cheias de críticas.
A obra "Café" é um exemplo dessa época.


Já nos anos 1940 (sobretudo da publicação de "Vidas Secas", de Graciliano Ramos), Portinari passa a ter uma visão mais crítica, sobretudo sobre os problemas enfrentados pelos retirantes nordestinos. É dessa época seu trabalho mais marcante: "Os retirantes".


Vejam atentamente as duas imagens. Percebam as diferenças formais e temáticas entre elas.
Lembrem-se que a leitura de uma imagem é fundamental para a compreensão de um trabalho artístico.
Para quem quiser uma ajuda para ler as imagens (não só essas, mas qualquer outra imagem), tenho uma espécie de MANUAL. Garanto que ajuda! :)

Também vai cair SURREALISMO.

Galerinha, infelizmente não consigo fazer mais do que isso! Espero que possam ir bem na prova e, mais do que isso, que consigam apreciar a beleza desses artistas. Também espero que continuem interessados em arte!!!
Beijocas da tia!