domingo, junho 08, 2008

ANITA MALFATTI


Anita Malfatti nasceu em 1889, em São Paulo. Seu pai era um italiano católico e mãe americana, de ascendência alemã protestante. Logo pequena teve contato com a arte, pois sua mãe, que era uma pessoa muito culta, sempre fez questão disso. Ela mesma introduziu a filha no universo da pintura.

Um defeito congênito a tornou uma falsa canhota; trazia sempre um lenço colorido cobrindo a mão direita deformada. Essa limitação foi marcante para sua personalidade e características emocionais. 

Quando ainda era criança, deitou numa vala por onde passou um trem só para perder o medo; de olhos fechados, tudo o que viu foram cores. Acontece, então, a revelação de seu destino: quer ser pintora.
Mais tarde (quando começa suas experiências na arte moderna) vai experimentar voluntariamente a fome, a cegueira e a sede, buscando na sensação física a "superação do eu". Era expressionista antes de saber o que significava o termo.

Depois de ter estudado no Colégio Mackensie e ter se formado no magistério, uma tragédia assola sua vida: a morte do pai.
A moça precisava arrumar um rumo para sua vida. Por confiar no seu talento como artista, um tio patrocina seus estudos.

Anita foi para a Europa, passando por Paris, onde teve contato com os artistas fauvistas, para a Alemanha, onde frequentou, por três anos, a Academia Real de Berlim. Estudou gravura, desenho e pintura, além de conhecer os principais mestres do expressionismo alemão.

Foi a seguir para Nova York estudar na Independent School of Art, experiência marcante em sua obra. Teve contato com artistas e intelectuais. Anita iniciou uma obra de tendência claramente expressionista/fauvista, longe dos padrões acadêmicos vigentes até então no Brasil.
Sua exposição em 1917, em São Paulo, recebeu crítica ferrenha de Monteiro Lobato. (o artigo também foi postado aqui no prosalunos)

Anita é considerada precursora do modernismo nas artes plásticas brasileiras. As obras A Boba, O Homem Amarelo, Estudante Russa e Torso fazem parte dos trabalhos expostos em 1917, considerados o climax de sua produção.

Morreu em 1964, em São Paulo.



A boba
Torso

O homem amarelo
A estudante russa

9 comentários:

Anônimo disse...

Eliseu Visconti esta no carderno como o primeiro artista moderno, a Anita foi então a primeira "grande" artista moderna??

Anônimo disse...

Eliseu Visconti esta no carderno como o primeiro artista moderno, a Anita foi então a primeira "grande" artista moderna??

Anônimo disse...

Professora, a Anita tem principalmente que influência?

Anônimo disse...

expresionista, mas o Eliseu tbm tinha expressionismo não tinha?

Anônimo disse...

entendi...eu tava confundindo expressionismo e impressionismo
XD!

Anônimo disse...

o psora.. aqui nesse t�pico, voce falo que a Anita tinha influ�ncia expresionista.. mais em outro t�pico vc tamb�m disse que tinha influ�ncia fauvista...
n�o entendii..
ser� que daria pra alguem me explicar melhor?

Anônimo disse...

eu acho que os artistas modernos brasileiros não estão restritos apenas a uma influencia, como sei lá, expressionismo ou cubismo, isso porque eles não fazem parte de um desses movimento, eles fazem parte do modernismo brasileiro, que é um grupo de artistas influenciado por tipo um "mix" das vanguardas européias: expressionismo, cubismo, futurismo, futurismo, surrealismo... cada artista era influenciado de um jeito, diferente ou não de outro artista, o que não impede que um artista seja ingfluenciado por 2 ou mais desses movimentos. eu acho que é isso, se eu estiver errado alguem me corrija.

Suzana M disse...

bom , o Eliseu tinha influência IMPRESSIONISTA (art noveau), e foi ele o precursor deste tipo de arte no Brasil , por isso pode ser considerado o precursor da arte Moderna no Brasil (ele também estudou na AIBA, foi o ultimo grande aluno da Academia) . a Anita Malfatti possui influência fauvista (que no fundo é a mesma coisa que expressionismo ; fauvismo = alegria expressa nas cores , e expressionismo = angústia expressa nas cores). O Fauvismo é o expressionismo francês. A Anita também adquiriu influência do Cusbismo Cezzaniano primitivo (em Paris).
é isso , ou eu to viajando , psora ?

Taciana disse...

É isso ai!