quarta-feira, agosto 05, 2015

Barroco - I

Pequeno contexto histórico da época:

O cristianismo ocidental foi dividido pela reforma protestante e a Igreja Católica tentou recuperar sua autoridade. As estratégias usadas pela Contrarreforma foram anunciadas pelo Concílio de Trento, que enfatizou o uso da arte como ferramenta para despertar novamente a fé nas pessoas.
Essa também é a época de monarquias absolutistas, com governantes dispostos a ostentar seu poder e riqueza.

A arte barroca inicia seu desenvolvimento na Itália do século XVII e se espalha pela Europa e América por aproximadamente 150 anos.

O termo BARROCO foi dado posteriormente por seus críticos. É um termo pejorativo que significa "irregular, distorcido, grotesco", e por um tempo passou a ser utilizado para descrever objetos de exagerada ostentação e gosto duvidoso.

A arte barroca é relacionada principalmente à arte feita sob encomenda da Igreja Católica. Marcada pela decoração pesada, a sobreposição de ornamentos e a aplicação exagerada de efeitos de luz e sombra.

Roma, na Itália, foi a principal cidade do Barroco. Artistas de diversas partes da Europa iam até lá para estudar e acabavam levando consigo os ideais e características visuais do Barroco.

Na pintura e na escultura as principais marcas visuais do barroco são:

- Personagens expressivos;
- Dinamismo;
- Desequilíbrio;
- Contraste de cores.

Vamos analisar essas características a partir de algumas obras de Caravaggio e Bernini, respectivamente, o maior pintor e o maior escultor do Barroco.

"Crucificação de São Pedro", 1601
Óleo sobre tela
Igreja Santa Maria del Popolo, Roma

Preste atenção na composição dessa obra. Podemos perceber claramente o contraste entre as cores (luz e sombra, claro e escuro). A iluminação escolhida por Caravaggio parece artificial e serve para dar mais dramaticidade à cena.
Outra característica bastante marcante é o dinamismo. A cena está em desenvolvimento. São Pedro está sendo crucificado - é como se o artista tivesse registrado um instante desse fato, um momento depois do início do processo, mas antes do fim. É o "gerúndio": ele esta sendo crucificado. Conseguimos perceber a ação dos homens que erguem sua cruz.
Também é evidente o uso de linhas diagonais que geram um desequilíbrio na composição. Um quadro barroco não é simétrico e estático, como um renascentista. Os barrocos buscam o desequilíbrio - que é outro elemento formal usado para enfatizar a emoção da cena.

"Conversão de São Paulo", 1601
Óleo sobre tela
Igreja Santa Maria del Popolo, Roma

Essa é outra famosa obra de Caravaggio. Nela também podemos perceber a luz cênica usada pelo artista para enfatizar a dramaticidade. O contraste de cores é bem forte.
Caravaggio também faz nesse quadro uma composição dinâmica. É evidente o gesto de Paulo, caído no chão, tentando se proteger do cavalo e até mesmo o movimento do cavalo. O desequilíbrio geométrico pode ser percebido pela luz na anca do cavalo, do lado esquerdo superior e, no ponto oposto, Paulo, que se dirige ao lado direito inferior.

Se olharmos uma escultura de Bernini, também poderemos ver algumas dessas marcas. Como se trata de um objeto de mármore, não temos, evidentemente, o contraste de cores.

 "Extase de Santa Teresa", 1647-1652
Mármore
Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma

Nessa famosa escultura de Bernini percebemos a intensidade da expressão de Santa Teresa, o gesto do anjo, o exagero nas dobras do tecido da roupa da santa e do anjo. A construção da escultura é bastante dinâmica e com isso, assim como nas pinturas de Caravaggio, notamos que a cena representada está em andamento (O "tal gerúndio").

"Davi", 1623-1624
Mármore
Galeria Borghesi, Roma

Essa é uma representação barroca de Davi, o personagem bíblico retratado como herói (por ter matado o gigante Golias). Uma das mais famosas representações desse personagem é a grandiosa escultura de Michelangelo (Renascentista). Vamos comparar as duas?


A ideia não é dizer qual é a melhor ou a mais bela, mas perceber as diferenças formais entre uma escultura renascentista e uma barroca. Vendo assim, uma ao lado da outra, é evidente que a escultura de Bernini é muito mais dinâmica e desequilibrada. Que a de Michelangelo apresenta um Davi muito mais sereno e estático.

Não podemos esquecer que o Barroco é um movimento emocional, por isso ele tem obras tão expressivas e dinâmicas, tão cheias de luz e contrastes.