Ler imagens é uma habilidade muito importante e que, muitas vezes, não é levada à sério. Muita gente acha que VER uma imagem é só olhar pra ela por alguns poucos segundos. É muito comum pessoas comentarem, por exemplo: "Fui ao Louvre e vi a Monalisa". Será que viu mesmo? Ou será que passou perto dela e bateu os olhos rapidamente? VER de verdade dispende reflexão, tempo. VER de verdade é muito mais que só bater os olhos na imagem.Na tentativa de ajudar as pessoas a entender melhor o que OLHAM, resolvi (na época da pós) pesquisar e escrever sobre isso.
TIPOS DE LEITURA E PERGUNTAS GERADORAS
As perguntas mais importantes que devemos nos fazer pra ler uma imagem são:
  
  
LEITURA FORMAL
        
  
LEITURA TEMÁTICA
  
  
  
  
LEITURA PESSOAL:
  
  
  
  
LEITURA CONTEXTUALIZADA:
  
  Espero que estas perguntas geradoras possam ajudá-los a melhor compreender a arte!
Viva a arte!
“O que mata um jardim,
Não é
Abandono...
O que mata um jardim é esse olhar
Vazio,
De quem por ele passa indiferente.”
Mário Quintana
Ler uma obra de arte é tirá-la de sua imobilidade para devolver-lhe sua pulsação, é deixá-la ser na sua realidade, envolvendo-a com o nosso eu mais íntimo. Por esse motivo, cada nova leitura é uma nova interpretação, e são muitas as interpretações possíveis, porque somos diferentes a cada dia e, também somos diferentes uns dos outros.
  TIPOS DE LEITURA E PERGUNTAS GERADORAS
As perguntas mais importantes que devemos nos fazer pra ler uma imagem são:
·        O que podemos ver?
  ·        É sobre o quê?
  ·        O que ela diz para cada um de vocês?
  ·        Qual é a relação da obra com o mundo?
  Toda obra de arte, seja pintura, escultura, vídeo ou fotografia, por exemplo, tem em si suas próprias qualidades. Estas nos darão informações quando estivermos lendo uma imagem. Para entendermos essas qualidades precisamos olhar para as características formais da obra, em termos de linhas, tons, cores, espaço e massa, por exemplo. Ao olharmos para suas propriedades físicas, como para seus materiais e processos, aprofundaremos nossa compreensão do objeto artístico. Os materiais da arte moderna abrem espaço para um arranjo ilimitado de cores, texturas e tipos de pintura. Os artistas saíram de um tempo em que os pigmentos ditavam as cores que eles deveriam usar. Os materiais escultóricos e suas técnicas seguiram os mesmos caminhos. No começo do século XX, artistas como Marcel Duchamp apresentavam em galerias, de maneira simples e corriqueira, objetos comuns como obras de arte. Desde então os artistas passaram a ter liberdade para usar muitos tipos de materiais, possibilitando a realização da arte moderna de acordo com as idéias de sua cabeça. A arte contemporânea pode ser feita praticamente de qualquer coisa – filme e vídeo, objetos achados, comida, móveis – materiais cuja história e associações que possamos fazer afetam nosso entendimento da obra.LEITURA FORMAL
| cores | Que cores o artista usou? Por que vocês acham que ele usou essas   cores? Como essas cores estão organizadas? Quais efeitos elas criam? | 
| formas | Que tipo de formas vocês podem encontrar na obra? Formas arredondadas,   retas, pontiagudas, pontilhados? Quais efeitos elas criam? | 
| símbolos | Que tipo de marcas e símbolos o artista usa? Quais efeitos elas tem?   Eles fazem parte da nossa cultura? O que significam? | 
| superfície | Com o quê a superfície parece? Que tipos de texturas podemos ver?   Quais efeitos elas criam? | 
| escala | Qual é o tamanho real dessa obra? Ela é grande? Suas dimensões   originais são muito diferentes das dimensões da reprodução que estamos vendo? Faria alguma diferença se ela fosse maior ou menor? Será que há algum   motivo para o artista ter escolhido esse tamanho? | 
| espaço | Podemos encontrar na obra sensação ou ilusão de espaço ou   profundidade? Há preocupação com isso? Como as formas são colocadas no espaço? Há simetria? Como é o movimento das formas no espaço? | 
| materiais | Com que materiais essa obra foi feita? São materiais tradicionais ou   “encontrados”? Como seria nossa reação diante a obra se o artista tivesse   usado materiais diferentes? Quais associações ou conotações os materiais   usados carregam? Vocês são capazes de identificar todos os matérias usados pelo artista   olhando para a reprodução? | 
| processo | Como essa obra foi feita? Foi o artista que a fez ou ela foi   fabricada? Que tipo de habilidade esteve envolvida no processo de produção da   obra? Aconteceram fortes mudanças ao material enquanto a obra foi feita? Conseguimos ver na obra pronta indícios de seu processo de construção? | 
| composição | Como a obra está organizada? Como é a proporção dos elementos   apresentados? A obra apresenta semelhanças ou contrastes? As formas no espaço parecem seguir uma organização ou estão   desorganizadas? | 
LEITURA TEMÁTICA
| conteúdo | O que é a obra? Ela é sobre o quê? O que está acontecendo? Podemos   imaginar um enredo? A obra foi inspirada em alguma obra literária (literatura   mundial, nacional, mitológica, religiosa etc.)? | 
| mensagem | Depois de fazer uma descrição atenta da obra, o que podemos especular   sobre o que o artista quis dizer? Que tipo de mensagem ele tentou passar? O   que esta obra representa? | 
| título | O que o artista quis dizer com esse título? Ele muda o jeito como vocês   vêm a obra? Vocês dariam outro título para ela? | 
| tema | Qual é o tema desse trabalho? Ele apresenta mais de um tema? Qual será   que foi a inspiração do artista para fazer essa obra? | 
| tipo   / gênero | Há alguma relação dessa obra com os gêneros tradicionais da História   da pintura (mesmo que a obra em questão não seja uma pintura), como por   exemplo, o nu, a paisagem, o retrato ou a pintura de natureza morta?  | 
LEITURA PESSOAL:
| você | Qual foi sua primeira reação com a obra de arte? O que fez você sentir   ou pensar assim? Você gostou da obra à primeira vista? | 
| seu   mundo | A obra te fez lembrar de quê? Porque isso te fez lembrar daquilo? Você consegue fazer alguma relação entre o que vê e sua vida? Ela representa algo que é importante para você? | 
| suas   experiências | Você pode conectar a obra a quê? Você já foi há algum lugar como este   que é mostrado pelo artista? | 
LEITURA CONTEXTUALIZADA:
| quando | Quando essa obra foi feita? Podemos fazer alguma conexão entre a obra   e o período em que ela foi feita? Ela mostra alguma ação que era comum há uma   época e que já não acontece mais? As roupas das pessoas retratadas representam a época que a obra foi   feita? Qual é a relação dessas roupas com as roupas que usamos atualmente? | 
| onde | Onde essa obra foi feita? O que a obra pode nos dizer sobre o lugar   que ela foi feita? Há alguma característica na obra que nos ajuda a encontrar   sua nacionalidade? | 
| quem | Quem fez essa obra? O que nós sabemos sobre esse artista? Há alguma   relação ao modo de vida do artista com a obra que ele fez? Essa obra foi   importante para o artista ou foi somente uma encomenda? Essa obra foi feita pra quê? Pra quem? | 
| história | Podemos relacionar essa obra ao contexto social e político do momento   histórico em que foi feita? Ela ainda é atual? Pode ser relacionada ao contexto social e político   de hoje? | 
| outras   linguagens | Podemos relacionar essa obra com obras de outras linguagens artísticas   do período, como cinema, música, teatro, literatura ou design, por exemplo? | 
| outras   áreas do conhecimento | Podemos relacionar essa obra com outras áreas do conhecimento, como   por exemplo, a ciência, geografia, matemática, ecologia? O artista estava relacionado a algumas dessas áreas? | 
| o   presente | Como as pessoas olham para essa obra hoje em dia? É igual ou diferente   de quando ela foi originalmente vista? Essa obra é considerada importante ou valiosa? | 
| o   obra no espaço | Em que museu ou coleção está essa obra? Ela está colocada em posição   de destaque? Algum de vocês já viu essa obra pessoalmente? | 
| interpretação | Como as informações recebidas pelo professor e pesquisadas pelos   alunos afetam a experiência com a obra? Vocês sentiriam a mesma coisa se não tivessem   essas informações? | 
Viva a arte!
 
