Enjoy!

Até mais! Viva! Viva!
"A gente não quer só comida! A gente quer comida, diversão e ARTE!!!" Um pouco sobre história da arte, um canto pra discutir estética, pra falar de cultura, pra colocar nossa opinião! e é claro, lembrando sempre: VIVA! VIVA!!! (que é o mais importante)
A expressão “op-art” vem do inglês Optical Art.
As obras da OP ART apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, combinadas de tal modo que provocam no espectador sensações de movimento. Parece até que a obra de movimenta.
VICTOR VASARELY (1908 – 1997) foi o precursor da OP-ART.
A OP é uma arte que simboliza as constantes mudanças na realidade em que vivemos.
Algumas obras de vasarely
Olhos
A persistência da Memória
O Gabinete Antropomórfico
“A única diferença entre os loucos e eu é que eu não sou louco.” Dalí
O Espelho Falso
Golconde
Isso não é um cachimbo
http://www.magritte.com/
Suprematismo, MALEVICH
Torre Pravda (Torre da Terceira Internacional), TATLIN
Lobster Trap and Fish Tail, Alexander CALDER
O futurismo é um movimento muito interessante na História da Arte - um pouco polêmico (adoro isso! hehehehehe). Ele surge, primeiramente como um movimento literário, em 1909, quando o poeta Marinetti lança seu "Manifesto Futurista".
Os futuristas exaltavam o futuro e sobretudo a velocidade. O “movimento” é marcante nas obras (Arte CINÉTICA).
Trechos do Manifesto Futurista:
"Os elementos essenciais de nossa poesia serão a coragem, a audácia e a revolta"
"Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre adornado de grossos tubos como serpentes de fôlego explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Somotrácia."
"Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos anarquistas, as belas idéias que matam, e o menosprezo à mulher."
Dadá - o mundo ficou gagá!
O movimento foi fundado em Zurique, na Suiça, em 1916, por um grupo de refugiados da Primeira Guerra Mundial.
O Dadá protestava contra a loucura da guerra e queria ser "a guerra pra acabar com todas as guerras" e pra isso, a alternativa foi subverter toda autoridade e cultivar o absurdo. Mas os artistas tinham um objetivo mais sério do que o de apenas causar escândalo: queriam acordar a imaginação das pessoas.
Marcel Duchamp, seu principal representante, nos coloca pra pensar: o que é arte??
Qando ele coloca um urinol (tipo de penico) em um cubo branco e o chama de "A fonte", todo o pensamento tradicional de definição de arte cai por terra. Mesmo a pintura e a escultura abstrata não tinham provocado tantas discussões.