quarta-feira, março 25, 2009

Revisões e mais revisões

Aqui estão algumas informações pro pessoal do oitavo ano que, agora também poderá participar do "PROS ALUNOS".

Nosso assunto, atualmente, é PINTURA:

Primeiro de tudo:
Para pintar é necessário MATERIAIS (tinta, pincel e coisas assim) e um SUPORTE (tela, papel, parede, corpo, etc).
Quando vemos em um livro ou em uma exposição o título de uma obra e o nome do seu autor, essas informações geralmente vêm acompanhadas de coisas do tipo "óleo sobre tela" --> isso significa que o material usado pelo artista foi a tinta a óleo e que o suporte é a tela.


Basicamente estes são os dois principais tipos de pincéis.
É importante lembrar que os pincéis de cabo mais longo são usados para pintar tela e, os de cabo mais curto para pintar papéis sobre uma mesa comum.

Outro assunto importante são os gêneros tradicionais da pintura.

Aqui estão alguns dos principais:











Os gêneros já não fazem mais parte da pintura contemporânea. Uma das coisas que a modernidade aboliu da arte tradicional foi exatamente isso!
Outra coisa bastante importante é a RELEITURA.
Tem muito professor de artes que insiste em trabalhar com isso de maneira errada, como se fosse uma cópia. Muitas vezes os alunos são levados a copiar uma obra de arte, fazendo com que sua pintura ou desenho fique o mais parecido possível com o original: ERRADO!!!! Releitura não é isso!!!!! Releitura é uma nova leitura de um mesmo tema, de um mesmo assunto... É pintar uma obra a partir de outra, mas sem copiar. Na releitura, o artista recria o quadro com seu estilo próprio. A releitura tem que ter a cara de quem a fez e não a cara da obra original.
Picasso quando decidiu fazer essa releitura passou anos e anos de sua vida buscando uma maneira de reler Velasquez. Fez vários estudos para isso. Conheceu a fundo o pintor e só depois disso fez essa obra que é tão importante quanto a do mestre do século XVII. Vemos nessa obra PICASSO muito mais do que Velasquez... ele está lá, mas pelo pincel do artista moderno.


Aqui estão outras releituras. Algumas delas são trabalhos de computador que eu encontrei em um site muito legal (que merece uma visita): http://www.worth1000.com

Aqui tem uma relação muito legal! A primeira obra é do artista realista Millet. A segunda é uma releitura de Van Gogh dessa obra. Abaixo é uma releitura de Maurício de Souza, ou seja, uma releitura de uma releitura!





























Abraço a todos!