quinta-feira, agosto 17, 2006

Para pensar

O BICHO

Vi ontem um bicho
Na imundicie do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava, nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

(Manuel Bandeira)


"Não temos mais liberdade, não sabemos mais nos decidir, o homem é privado da alma, a natureza é privada do homem...
Nunca houve época mais perturbada pelo desespero, pelo horror da morte.
Nunca silêncio mais sepulcral reinou sobre o mundo.
Nunca o homem foi menor.
Nunca esteve mais irrequieto.

Nunca a alegria esteve mais ausente, e a liberdade mais morta.

E eis que grita o desespero: o homem pede gritando a sua alma, um único grito de angústia se eleva do nosso tempo.
A arte também grita nas trevas, pede socorro, invoca o espírito: é o expressionismo."
(Hermann Bahr – 1916)

Revisitando a Grécia

Na Grécia, a pintura em cerâmica tornou-se uma forma especial de manifestação artística. Os vasos gregos, ou ânforas, são famosos pela beleza da forma e pela harmonia entre desenho, cores e espaço utilizado para a ornamentação.

As pinturas representavam cenas da mitologia grega e de pessoas em suas atividades diárias.

O estilo mais antigo (c. 800 a.C.) na pintura grega é o “Geométrico”. As figuras e os ornamentos tinham formas basicamente geométricas. Surge no período conhecido como "Homérico"- formação do povo grego (anterior ao período arcaico).

Surgem no período Arcaico dois tipos de pinturas em cerâmica: primeiro as negras sobre fundo vermelho e depois as vermelhas em fundo negro.

As imagens abaixo são ânforas gregas, respectivamente: pintura geométrica; pintura negra sobre fundo vermelho e pintura vermelha sobre fundo negro.



Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências de arte do século XX.
Os pintores impressionistas procuram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em sua tela as constantes alterações que essa luz provoca nas cores.

CARACTERÍSTICAS PRESENTES NAS OBRAS IMPRESSIONISTAS:

• A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente dependendo da incidência da luz do sol;
• As figuras não devem ter contornos nítidos;
• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam;
• As cores e tonalidades não devem ser misturadas na paleta. Devem ser puras e utilizadas na tela em pequenas pinceladas. É o observador que combina as várias cores, obtendo o resultado final.


Principais nomes (e seus principais temas):
– Monet (paisagens ao ar livre);

– Reonoir (vida social parisiense, nus femininos, flores, crianças);

– Degas (bailarinas).


OBRAS IMPORTANTES DO IMPRESSIONISMO:


"A ponte japonesa", Monet

Série "A Catedral de Rouen", Monet (registros dos efeitos da luz em diferentes momentos do dia)



"Rosa e Azul", Renoir (essa tela é "nossa". Faz parte do acervo do MASP)

"Baile no Moulin de la Galette", Renoir

"Copo de absinto", Renoir

"Ensaio de balé", Degas

"Aula de balé", Degas

Realismo

Durante a primeira metade do século XIX enquanto se dava o embate entre o Neoclassicismo e o Romantismo, começa a surgir o Realismo, que iria dominar a arte na segunda metade do século.
O Realismo insistia na imitação precisa de percepções visuais sem alteração.
Deuses, deusas e heróis da antiguidade estavam out. Camponeses e a classe trabalhadora urbana estavam in.
Em tudo, de cor a tema, o Realismo trazia para a arte uma sensação de sobriedade emudecida.
Aos realistas não cabe “melhorar” artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.

TEMA: fatos do mundo moderno (somente o que poderiam ver ou tocar era considerado real)

Realismo Francês:

Gustave Courbet (1819-1877) – criador do realismo social na pintura. Procurou retratar temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares.



"Interior do meu ateliê, uma alegoria real, resumo de sete anos da minha vida de artista" (mais conhecida como "Ateliê")


"Moças peneirando trigo"


Édouard Manet (1832-1883) – não tem intenções sociais; ao contrário, chega a ser aristocrático. Suas obras são carregadas de luminosidade. (É considerado por alguns historiadores como "Impressionista").



"Almoço na relva"

Realismo Norte-Americano:


Wislow Homer (1836-1910) – Sua preocupação era reproduzir aquilo que via. Foi o principal pintor de marinhas norte-americanas e principal aquarelista de todos os tempos.


"A Canoa nas corredeiras"

Goya: um homem sem "ismos"


O espanhol Francisco José Goya y Lucientes pode ser considerado por sua cronologia como “Neoclássico”, mas por seus ideais, ROMÂNTICO. (Ainda que não se enquadre perfeitamente em nenhum dos dois movimentos). Ele era demasiado livre para se sujeitar à normas, e não aceitava imposições.

Algumas de suas características:

• Registro cruel (fatos reais);
• Representação de pesadelos;
• Gravuras com temas sobrenaturais;
• Liberdade (visão extremamente pessoal);
• Valorização da emoção – do artista e do observador;
• Crítica social;
• Documentação da história do seu país – Espanha.


As três fases / realidades de Goya:

– Realidade otimista e objetiva (antes da guerra da independência);


"Retrato de Mariana Waldstein"


– Realidade dramática (durante o período de invasão napoleônica);


"Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808"


–Realidade fantástica (pinturas realizadas depois de 1822).

"Saturno devorando um de seus filhos"

Romantismo

Características:

• Reação ao Neoclassicismo
• Romper com o academicismo
• Livre expressão da personalidade
• Valorização dos sentimentos e da imaginação
• Nacionalismo
• Pintura de paisagens (valorização da natureza)
• A natureza demonstra emoções
• Dinamismo e realismo
• Efeitos dramáticos
• Fatos reais da história nacional

Exemplos de pinturas românticas:


"A liberdade guiando o povo", Delacroix


"O incêndio", Turner


"Chuva, vapor e velocidade", Turner


Neoclassicismo

O período neoclássico é definido pela imitação dos modelos greco-latinos, pela coexistência de diferentes tendências artísticas e pelo menosprezo dos elementos formais barrocos e rococós.


principais características:

• Ressuscitar os valores da Antigüidade clássica e do Renascimento;
• Primeiras academias destinadas ao ensino de arte;

Figura importante na época: NAPOLEÃO BONAPARTE.


Grandes pintores Neoclássicos

– Jacques Louis David

"O juramento dos horácios"


"Marat"


– Jean Dominique Ingres

"A grande odalisca"


"A banhista"

"A fonte"


Grande escultor Neoclássico

– Antonio Canova

"Eros e Psique"


"As três graças"

Rococó

O Rococó refletia os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais.

Características

- expressão francesa rocaille (decoração de jardins com conchas);
- na França é conhecido por estilo Luis XV;
- excessos do barroco (preconceito da crítica);
- leveza, delicadeza, graça e cores suaves;
- linhas mais flexíveis e soltas;
- temática amorosa, fútil, erótica ou infantil;
- decoração de interiores (mobiliário, tapeçaria, porcelana e ourivesaria);
- arte relacionada ao prazer e ao divertimento;
- arte decorativa.
Exemplos de obras Rococó:

PINTURA

Boucher, “Os amantes no parque”


Fragonard, "O balanço"


ESCULTURA





MÓVEIS / OBJETOS DOMÉSTICOS