terça-feira, outubro 21, 2008

Origens / Martins Pena

Vou colocar os "posts" aos poucos, ok.

Beijocas!

TEATRO BRASILEIRO – ORIGENS

O teatro durante o período colonial tinha fins didáticos e catequéticos. As primeiras representações aconteceram quando os jesuítas chegaram para catequizar os índios. As apresentações eram realizadas tanto pelos padres como pelos índios. O principal autor dessa época é o Padre José de Anchieta.

MARTINS PENA

Martins Pena foi o precursor da Comédia de Costumes no Brasil.
Ele é autor de “O noviço”, “Juiz de paz na roça”, “Quem casa quer casa”, “As desgraças de uma criança”, etc
É importante lembrar que ele (ou melhor, seus textos) por um grande avanço do teatro brasileiro.
Entre suas características estão a linguagem coloquial, o seu extraordinário estilo cômico e a sátira, usada para censurar, entre outras coisas, a hipocrisia da Igreja e os abusos políticos.

Graças à suas comédias de costumes, Martins Pena conseguiu grande popularidade não só no período em que viveu, mas também nos dias atuais, pois sua obras ainda são muito representadas e continuam fazendo sucesso.
Entre seus personagens estão as pessoas simples da roça e a gente comum das cidades. Destacam-se os seguintes "tipos": juizes, profissionais da época, malandros, estrangeiros, falsos cultos etc.
O tema das peças gira em torno de casamentos, heranças, dívidas, festas da cidade e da roça, pequenas intrigas domésticas etc. Esses temas, por serem cotidianos, agradaram em demasia o público.
Por tudo isso suas comédias são "de OS COSTUMES".

CURIOSIDADE:
Martins Pena é o patrono da Cadeira n. 29 da Academia Brasileira de Letras

8 comentários:

Anônimo disse...

Prrf é o Yghor de valinhos, sala 07...

a gente nao vai ver sobre cinema novo ? Cine Atlantida, Oscarito, sei que faz parte da chanchada, mas só veremos esse pouco que voce passou ?

Beijos professora.

Taciana disse...

Oi Yghor, claro que vamos falar de Cinema Novo. Bom, na próxima aula a gente vai falar um pouco mais da Atlântida.
Bjo

Unknown disse...

Oii professora,tuudo bom ? é a caamila da sala sessenta.

eu queria saber o que é exatamente comédias de costumes.

Briigada

Beiijos *

Unknown disse...

Juliana (sala 64),

Professora...
vlw pelos textos,
estão ajudando muito!
Mais então,
o que seriam as primeiras
produções?
as do Martins Pena?

beijoos
;*

Anônimo disse...

psoora
precisa saber as obras de cada um ?


beeijo !

Taciana disse...

Oi Camila

As Comédias são chamadas "de costumes" porque falam sobre as coisas comuns, os costumes do povo brasileiro... Os costumes das pessoas simples das cidades e da roça... Pessoas simples (não necessariamente pobres, heim! Simples de comum).
Entendeu?
Da outra lidinha no post!

Bjo

Taciana disse...

Oi Juliana

As primeiras produções do teatro brasileiro foram feitas com os jesuítas (se a gente for bem preciso). Depois, quando o teatro mesmo começa a acontecer aqui no Brasil, no século XIX, A tragédia "Antônio José ou O poeta e a inquisição" escrita pôr Gonçalves de Magalhães (1811-1882) e levada à cena pôr João Caetano (1808-1863), a 13 de março de 1838, foi o primeiro passo para a implantação de um teatro considerado brasileiro.
Martins Pena foi o primeiro a fazer sucesso... por isso dizemos que ele é PIONEIRO.

Taciana disse...

Oi Larissa
Sobre precisar saber as obras... É bom saber algumas. Por exemplo, é bom guardar algumas peças do martins Pena (por ex "O Noviço", "O Juiz de paz da roça"...) e do Nelson Rodrigues (por ex. "Vestido de Noiva", "A Serpente", "Anjo Negro", "A falecida" etc).

Bjo