"O homem é a medida de todas as coisas" (Protágoras)
A Grécia é o berço da civilização ocidental. Muito do que somos hoje, devemos aos gregos.
TEATRO, ESCULTURA, ARQUITETURA foram as principais manifestações artísticas da Grécia, as que influenciaram muitos povos e, de certa forma, nos influencia até hoje.
A figura ao lado é conhecida como "O Discobolo" e data do péríodo clássico. (Atenção! Essa é uma cópia romana - muitas das esculturas gregas só são conhecidas hoje em dia por causa das cópias feitas pelos romanos.
Podemos dizer que a História da Arte foi muito influenciada pela Grécia. Muitos artistas voltavam-se para a cultura helênica em busca de um ideal de beleza, de equilíbrio que muitas vezes tinha se perdido.
O Renascimento (calma, calma! Já que colocarei um post sobre isso), por exemplo, foi uma volta aos ideais clássicos gregos.
Ainda em escultura grega, vale lembrar que aquelas que eram feitas no período denominado ARCAICO, recebiam o nome de Kouros = homem jovem. A influência da arte egípcia ainda era muito forte, o corpo era rígido; os membros colados ao corpo davam sinal de imobilidade.
Observem essa imagem:
No período CLÁSSICO, as esculturas ganham mobilidade. Os gregos buscam o movimento, a ação. Para isso, buscaram no bronze uma alternativa de material (mais leve e resistente que o mármore --> mas eles não deixam de usar o mármore, heim!).
Exemplos de esculturas do período clássico:
Essa é uma escultura em bronze chamada "Zeus de Artemiso". (Zeus era o principal deus do Olimpo segundo a mitologia grega).
Apesar de estar em movimento, ele ainda não é uma conquista muito grande. Se vocês olharem com atenção verão que seus membros estão em movimento mas que seu tronco está estático - o que não corresponde à realidade. (O tronco também deveria estar em movimento).
Outra escultura bastante importante do período clássico grego é "O Doríforo de Policleto". Essa escultura mostra um homem caminhando e pronto para dar mais um passo - há uma alternância entre os membros tensos e os relaxados.
Doríforo = lanceiro (aquele que leva a lança).
Também há a escultura "Éfebo de Crítios". Ela foi feita no início do período clássico mas já mostra uma evolução em reção ao Kouros. Em vez de olhar bem para frente, ele tem a cabeça ligeiramente voltada para o lado; em vez de apoiar-se igualmente sobre as duas pernas, o corpo descansa sobre uma delas, que assume uma posição mais afastada do eixo de simetria, e mantém o quadril desse lado um pouco mais alto.
ATÉ MAIS, depois eu falo mais sobre o período classico. Próximo post sobre Grécia = Arquitetura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário