domingo, junho 08, 2008

Prova segundo ano - EA212


Como eu sou uma professora muito legal (apesar de alguns de vocês não merecerem! - olha a manha! hehehehehehe) vou colocar aqui a matéria para a prova de vocês (com links pros assuntos)


Missão Artística Francesa:


A Academia Imperial de Belas Artes:


Transição entre o acadêmico e o moderno:



Início do Modernismo Brasileiro:


Anita Malfatti (nossa primeira grande artista moderna) - Segall era Lituano, lembram??:



Semana de Arte Moderna:


Modernismo:




Gostaria de lembrá-los que poderei tirar dúvidas na segunda-feira antes da prova (dia 09/06). Para não ficar uma "zona" e também pra facilitar pra mim e pra vocês, por favor usem este post para fazerem perguntas, ok??!!

Bjão a todos! Bons estudos! Boa prova!

Viva! Viva! (que é o mais importante!)

64 comentários:

Anônimo disse...

soooraa...^^
voce nao pode falar, os assuntos das questoes da prova , tipo ex1-modernismo , ex2-etc ...
igual voce fez na prova passada ?
valeuu.. bjo

Taciana disse...

Eu fiz isso???? Que eu saiba tem isso nos acompanhamentos didáticos no site do colégio. Dá uma olhada lá que pode ajudar!

Anônimo disse...

Ae psora, só passei pra dizer que seu blog tá xou

valeu pelos textos, eu ia estudar pela wikipédia


beijos gregos

Anônimo disse...

Soraa...!
Me diga uma coisa...
O que é considerado acadêmico/clássico aqui no Brasil?
Bjo!*

Taciana disse...

Conideramos acadêmicos artistas como Vítor Meirelles, Pedro Américo, Almeida Jr e cia. (o pessoal da AIBA).

Anônimo disse...

Psora, Eliseu Visconti é mais impressionista, é isso?

Taciana disse...

Sim. Apesar de o Eliseu Visconti ter estudado na AIBA, sua importância artística está relacionada ao impressionismo. Ele seria o nosso "monet"!

Anônimo disse...

Aaah, tá bom.. obrigado :)
E tem outra coisa.. Eu tava lendo aqui e cheguei à uma conclusão que eu não sei se tá muito certa, você me avisa.. haha
Então.. Os pintores modernistas era influenciados por várias tendências, como o cubismo, o futurismo.. mas principalmente pelo expressionismo.. tá certo isso? :P

Taciana disse...

Eu não diria "principalmente" pelo expressionismo, pois como comentei, cada artista acaba escolhendo suas influências... As mais evidentes são o cubismo, o fauvismo e o expressionismo (mas tb podemos ver futurismo, surrealismo).

Anônimo disse...

Professora!
uma dúvida:
eu estava lendo no texto da Anita que foi ela quem deu inicio ao Modernismo no brasil (não sei se entendi errado), mas não poderia se dizer também que o Eliseu Visconti já era um "Artista Moderno" antes mesmo de lasar segall?

Taciana disse...

Então, o Eliseu Visconti rompe com a arte acadêmica mas, como comentei, o impressionismo é um movimento de transição, uma espécie de divisor de águas. Antes dele temos o conservador e depois, o moderno. A gente compara o modernismo brasileiro com as vanguardas européias, que começam em 1907 com o expressionismo.

Anônimo disse...

Professora, o Oswald Goeldi e Ismaelé de uma geração pós semana de 22. Mas, vai cair?

Anônimo disse...

sabe...vim aqui expor minha opniao em relaçao as artes....para mim, ela nao vai ter nenhuma importancia em minha carreira profissional e creio que nao sera decisiva em minha vida,acho que estuda-la deveria ser opcional,para quem gosta....mas ...td bem...a professora esta de parabens em facilitar a vida dos alunos com ese site e incentivar o que ela gosta...

Anônimo disse...

ooo professora, aquelas obras lah do lasar segall (interior de pobres e menino com lagartixas) tem influencia cubista, não?

Taciana disse...

Ismael Nery, Oswaldo Goeldi, Cícero Dias não estarão na prova.

Sobre o comentário do "anônimo" ai em cima eu também acho que a arte deveria ser opcional, não totalmente (acho que deveriam ter várias linguagens e o aluno poderia optar por aquela que ele mais gosta: por ex: aulas de música, teatro, dança, pintura, história da arte). Eu não leciono história da arte pensando na carreira profissional de ninguém. Eu sei que pra muitos não vai ter serventia na vida profissional, mas não é disso que eu falo. A cultura está presente no dia-a-dia de todos (independentemente da profissão que escolher). Eu sou apaixonada pela arte e o que eu tento é fazer com que vocês percebam isso... Não importa se vocês querem ser médicos, advogados, engenheiros ou seja lá o que for... o que eu espero é que tenham sensibilidade para ser mais que meros técnicos, que saibam apreciar a cultura do nosso país e dos outros também... Que entendam que a vida é muito mais que ganhar dinheiro. Bom, como já diriam os titãs: a gente não quer só comida! a gente quer comida, diversão e ARTE!!!!!
Bjão!!

Taciana disse...

aquelas obras lah do lasar segall (interior de pobres e menino com lagartixas) tem influencia cubista, não?
R: sim! isso mesmo!!!

Anônimo disse...

prof. , na prova terá exercio como na prova anterior , para dar nome aos quadros ou explicá-los , ou vai ser mais teoria mesmo ?

Taciana disse...

As obras da prova estarão identificadas (nome da obra e do autor)... o mais importante é relacionar as características visuais de cada uma delas. Também será cobrada teoria... e a parte histórica.
LEITURA DE IMAGENS! É o mais importante!

Anônimo disse...

Oiee...então, assim como no bimestre passado, estou passando pra deixar um OBRIGADA bem grande pela ajuda!! É sempre bom dar uma olhadinha nas obras de cada artista mais uma vez para relembrar! =)
E prof, sobre sua respota ao anônimo....concordo plenamente com o que vc disse....e me lembro de tudo o que vc falou na minha sala sobre os carinhas que não vêem importância na ARTE. Viva, viva!

Anônimo disse...

"Almeida Junior
Uma das características mais marcantes de sua obra é o alto nível de realismo técnico - além do realismo temático em algumas obras."
professora, você poderia esclarecer pra mim, por favor, a diferença entre o realismo técnico e o temático?

Anônimo disse...

Professora
nós do etapa admiramos seu trabalho
e naum é com desrespeito que vo lhe dirigir esta breve observação sobre a sua fisionomia, mas alguém ja lhe falou q és muito parecida com a "Noiva Cadaver", longametragem de Tim Burton?

Anônimo disse...

Professora, o que seria um 'realismo temático' ?

aaa, obrigaado pelo site! é MUUIIITOO útil!

Anônimo disse...

OI Professora...
Então, eu anotei uma coisa durante as suas aulas, mas como não escrevi claramente, ao invés de me auxiliar me deu a seguinte dúvida:
Taunay pintou paisagens brasileiras.Mas ele criou uma imagem errada do Brasil na Europa, ou ele justamente quebrou essa imagem errada que existia por lá?

Anônimo disse...

Outra coisa... Antes da chegada da Academia Imperial de Belas Artes nós não estávamos vivendo em mov. artísticos correspondentes na Europa do mesmo período?
E, se a literatura estava sempre vinculada a arte, qual era o período literário nesse período acadêmico?

Anônimo disse...

Professora,
obrigada pelos textos que estão aqui nesse blog, eles ajudam bastante
:D

Taciana disse...

Bom, realismo técnico é quando a imagem parece muito real (o que é obtido pela técnica acadêmica: está ligado à "mímese". Por ex, a pintura renascentista, a pintura barroca do caravaggio, a pintura neoclássica do david apresentam técnica realista = técnica acadêmica), agora quando eu me refiro a relaismo no tema, estou falando do que a imagem trata. Ela diz a verdade (ou pelo menos tenta mostrar a verdade) e a técnica não precisa necessariamente ser realista. O importangtte é mostrar a realidade. Entendeu?

Hahahahahahahaha!!! Sobre a noiva cadváver!!! Sim!!!! Até eu acho! hahahahahaha

Taunay pintou paisagens brasileiras.Mas ele criou uma imagem errada do Brasil na Europa, ou ele justamente quebrou essa imagem errada que existia por lá?
R: ele pintou paisagens brasileiras corretas, exatamente para mostrar o que realmente era o Brasil. Ele é um dos maiores pintores de paisagens brasileiras (e dos bons e verdadeiros!).

Anônimo disse...

RETRUCO DO ANONIMO
sabe...acho que existem temas atualmente mais importantes para se preocupar nos dias atuais...como...violencia urbana...corrupçao...a forma de nosso governo....tudo isso.nao adianta aprendermos ideias que ja passaram para utilizarmos na atualidade...os tempos passam...a sociedade muda...consequentemente temos que ter ideias novas para mudar nossas vidas..ja que no meio do mundo existem muitos parasitas sociais!!!quem quer estudar arte...faça como uma atividade adicional...se quer viver de arte...se especialize em tal area...mas nao acho certo por na escola como materia obrigatoria....para quem quer se preocupar com coisas cosideradas por elas mais importantes...acho ate que a escola e uma instituiçao de ideal furado....ja que eu que quero fazer engenharia...nao me importo como a planta leva sais minerais do solo ate a folha e nem quem pintou tal quadro!!!

Taciana disse...

Ah sim... mas se a gente pensar por ai tá tudo errado. Pra que eu percisei aprender logaritmo ou funções esponenciais?? Pra que eu precisei aprender sobre o floema ou o xilema... entre outras tantas coisas que não sevem pra nada na minha vida hoje??? Mas eu não penso assim! Eu acho muito importante pra construção do indivíduo ter conhecimento amplo e não ficar só na sua área. Eu não me arrependo de nenhum minuto que eu passei, da minha vida, resolvendo exercícios de matemática ou de física... tentando entender a tabela periódica e algumas reações químicas. Acho importantíssimo conhecer várias áreas... mesmo pq, com 16, 17 anos a gente ainda não sabe nada da vida. Na sua idade eu queria ser médica ou então jornalista... ou então bailarina. Fora que conhecimento é a única coisa que a gente leva dessa vida. Por isso insisto tanto em "viva! viva!" O maior presente do mundo é o conhecimento... e quanto mais, melhor. Ficar focado em uma única área, sem se importar com mais nada é vazio.
Sobre termos que nos preocupar com coisas mais importantes como violência, corrupção etc... claro que sim. Mas eu me preocupo. A arte sempre se preocupou! A arte sempre foi (e sempre será) reflexo do mundo. A arte é a arma mais poderosa que existe para transformar o homem. Eu acredito nisso.
Sou casada com um engenheiro, e ainda bem ele não pensa como você.

Mesmo assim, viva! viva!

Espero que você entenda, um dia, a importância disso tudo.

Bjão

Anônimo disse...

Yaeee professora !
vai cai na prova a Tarsila,Di Cavalcanti,Vicente,Brecheret ?
se cair..o que precisa saber deles ?
valeo !

Anônimo disse...

RETRUCANDO O "RETRUCADOR"
tembem qro ser engenheiro , mas naum acho q vc naum deve deixar de saber "como as plantas devem levar os sais minerais a folha", mesmo pq isso é tema de vestibular.
no minimo vc é um preguiçoso q ainda sem formaçao qr contestarnossa sociedade em geral
acho q para nosso argumento ter fundamento precisamos de uma formaçao(ainda mais com um argumento tão impactante como este.
Há um ditado q diz:"antes de me criticar tente me superar".
concluindo: vc ó senhor meretíssimo revoltado com a sociedade
para contestar o trabalho escolar qro o ver ralar como eles ralaram
e ninguem se importa se vc gosta ou naum de botanica, se importam com os conhecimentos exigidos em um vestibular ou sao conhecimentos para se tornar uma pessoa culta

Anônimo disse...

dd

Taciana disse...

vai cai na prova a Tarsila,Di Cavalcanti,Vicente,Brecheret ?
se cair..o que precisa saber deles ?
R: pode cair sim. O mais importante é lembrar que eles (menos a Tarsila) participaram da semana de 22 e que são modernistas. Que suas obras apresentam influências das vanguardas européias (muitas vezes mais de uma misturadas).

Vamos combinar o seguinte: gostem ou não de arte, amanhã tem prova. Depois a gente discute isso tudo. Gosto muito dos meus alunos (mesmo os que não gostam de mim ou que não gostam de arte) e não quero ficar aqui respondendo esse tipo de coisa. Tenho mil coisas pra fazer, além de estar aqui dando uma mão pra vocês.
Bjão

Anônimo disse...

OBS:
o primeiro revoltado q recebeu um baixa moral minha e da professora usou o verbo retrucar erroneamente
pois naum foi oposto a nada

Anônimo disse...

ou, cara aí de cima.. eu não acho que aqui é o lugar certo pra você reclamar,ou dar sua opinião sobre o assunto..
ela tá sendo super legal de ter esse blog para alunos, e você vem reclamar aqui?
ela só tá dando a matéria dela no colégio, e se você tem algo contra isso, vai reclamar como o colégio, mas eu dúvido que eles façam algo a respeito.
eu também sou de exatas e pretendo fazer engenharia, mas não é por isso que vou começar a encher o saco aqui.. e agora, um dia antes da prova, ela tá aqui, com uma atitude super legal, tirando dúvidas..e não tá pra ouvir você falar mal do que ela mais gosta!

Desculpa, professora.. eu naõ sou puxa saco, é que deu raiva dessa pessoa e você já teve que retrucar o outro comentário acima..

Anônimo disse...

Professora...tipo !como eu poderia ler a imagem do Segall(Vilma e eu)?

Anônimo disse...

Qrida Jessica hipocrita
se naum é lugar para fazer isso
pq vc mesma o fez?

Anônimo disse...

Profs
e Portinari?
cai? e cai oq?

Anônimo disse...

Eu acho que realmente existem varias coisas a que temos que nos preocupar.. mais a Cultura é algo importantíssimo que todos nós precisariamos ter.. e isso ajudaria muuito a termos uma sociedade melhor.
Temos que entender também que as obras, os quadros são as formas que os artistas da época usavam para se expressar .
E os bons quadros temos que saber quem os pintou , acho que eles devem seer pelo menos reconhecidos..
viver naquela época , em que tudo era acadêmico, e ter coragem de quebrar com o academicismo não é algo facil..

Anônimo disse...

ta bom...vou parar por aqui...ja que a prova e amanha e a professora ta tirando duvidas...nao estou criticando a professora...ate acho uma atitude boa dela disponibilizar o site pra gente...amanha continuo a mostrar minha concepçao...pode ser...ou estamos em uma ditadura...sem liberdade de expressao???ah....o q e "esponencial"...so ouvi falar de exponencial...acho q a professora focou muito em artes e esqueceu da gramatica...
bjao minha querida professora...ate amanha...claro...se estiver disposta a uma discussao em paz...somente com a intençao de expormos nossas opnioes..

Anônimo disse...

ninguem precisa descutir sobre isso.. cada um tem seu gosto.. se TODOS gostassem da mesma coisa o mundo seria uma bagunça!

brigada por parar!

e professora, pode ser uma pergunta bem burra, mas o que tem a ver segall ser lituano e não ser o primeiro artista moderno?

Anônimo disse...

Professora !

eu estava lendo um trecho :
Meirelles apresenta em sua Primeira Missa planos distintos e Visconti, em seu Jardim, planos mais difusos.

O que seria "planos distintos" e "planos difusos" ?

Obrigado !

Beijoos !

Anônimo disse...

Prof vlw pelo site e uma duvida: ainda num entendi quem teve "primeiro a ideia" do modernismo(no caso impressionismo) no Brasil o Segall ou Eliseu Visconti??? esta certo dizer que esses artistas tem uma tendencia mais impressionista neh??

Anônimo disse...

hahahaha, mas esse cara é espertão, né?
Então, é por causa de UM erro que você vai vai dizer que ela "não se focou em portugês"?
Uma resposta cabível para tal comentário seria: "Ehpah, o X é perto do S..ou vai dizer que você nunca apertou uma tecla errada?"
E outra, eu acho que todos têm o direito de liberdade de expressão mas eu acho que AQUI (área destinada a esclarecimentos de dúvidas sobre a prova) não seria o lugar apropriado para tal ato.Se quer falar o que acha, fale para ela, no final da aula, ou no momento que lhe agrade.
E concluindo.. você não é o único bonitão do colégio que quer ser engenheiro, e não é só por causa disso que engenheiro não tem que aprender sobre arte...Eu também prefiro estudar exatas e, obivamente, não vou ser contra matérias que não sejam exatas.
Engana-se você que acha que mais sábio é aquele que sabe MUITO de uma coisa do que aquele que sabe um pouco de cada, sabendo expor a sua própria opinião para qualquer assunto falado.
Abração, futuro engenheiro!

Anônimo disse...

brigada, anonimo! você flaou o que eu queria falar, mas com um texto melhor.. já que sou ruim em construção de texto..
mas vamos parar com isso..
Desculpa mesmo professora, por mim e por todos aqui.

as dúvidas aí de cima, também são minhas duvidas.

Anônimo disse...

Hehe só pra fim de discussão não que eu tenha algo a ver com isso ... quem é o covarde que não tem coragem de se indentificar -_- "oi eu sou anônimo!Esotu xingando artes ... mas pera naum dexa ngm saber qm eu sou ... vamos discutir pontos de vistas e atormentar a vida de quem realemente se importa com artes!" ... Francamente! Eu não curto engenharia por isso vou em algum site de estudos de engenharia e começar a discutir sobre como sou um pseudo-revolucinario e como a sociedade me frustra pouco me importando se tem gente que relamente deseja estudar ... eu naum sei se vc sabe anonimo-revolucionario ... mas respeito é basico e você não nos está respeitando ... nada contra você, mas seja mais respeitoso para com nossa vontade de estudar em paz =) Você tem direito a opinião e nós a respeito ...

Alejandro o/

Anônimo disse...

Muuuuuiito Obrigada Sôoora por nos ajudar seemmpre ;)

Umma duuuvidazinha...!!

O AIBA, posteiormente ENBA... foi moldado segundo padrões europeus...ceeeerto?! Eliseu Visconti tenta romper com esse aspecto...É, de fato, ele o inspirador, o precursor do modernismo!??!

Qual é a importância do "Manifesto Antropofágico" para o movimento modernista... e qual foi a repercursão que tal movimento teve para a Europa e principalemente para a ENBA?!

Obrrigaaadaa!!!

Anônimo disse...

professora...
qual é a relação do candido portinari com a semana de 22? tem alguma?



desculpa voltar no assunto... mas... eu estudo no etapa e pretendo prestar artes cenicas... entao PRA MIM historia da arte é essencial... de qualquer forma eu assisto umas 30 aulas de exatas por semana e nao reclamo... mesmo nao sendo minha área eu tenho q aprender para a VIDA...
entao se alguem acha q arte nao é importante fale por si mesmo... porque arte é a vida de algumas pessoas...

Anônimo disse...

Sora...
pode-se dizer que em "Criança Morta" de Portinari, o artista teve influência surrealista na escolhas das cores?

Anônimo disse...

Amanda no site da tarsila do amaral tem ke o manifesto antropofagico propunha a "deglutição" da cultura européia e o Abaporu(obra de tarsila) "Abaporu" idealizava o processo da deglutição

Anônimo disse...

AIBA (academia imperial de belas artes)
ENBA (escola nacional de belas artes)
Ambos são escolas, certo?
Se a resposta for não...
Então... Qual a diferença entra academia e escola?

Anônimo disse...

Hhahahah
a psora ateh desistiu de nós..

Anônimo disse...

verdade...
mas Horimoto.. vc pudia responder a minha duvida neh xP
ahhasuehasesa
bom, mas nao precisa mais.. eu jah sei.

Anônimo disse...

alow

Anônimo disse...

...

Taciana disse...

Ontem tive probleminhas aqui em casa e precisei sair pra resolvê-los.
Adorei vocês terem discutido.

Sobre os erros de português, realmente eu comento. Já falei mais de uma vez na sala de aula que eu tenho dislexia e erro mesmo. Pra alguns de vocês pode parecer desleixo, mas realmente não consigo fixar a grafia das palavras... erro até coisas banais mesmo. Meu cérebro não liga uma coisa à outra. Mas isso não me faz mais burra ou mais inteligente. Tem um monte de gênios da história que tb tiveram esse problema. Não tenho nenhum problema com isso - mesmo! Sempre fui melhor com número, com imagens e com a linguagem verbal que com as palavras escritas.
Espero que tenham ido bem na prova; ainda não comecei a corrigir!
Bjão a todos!

Anônimo disse...

ta bom professora...me desculpe por tem posto minha concepçao em relaçao as artes no local errado e ter apelado para sua grafia incorreta...

Anônimo disse...

God!Alguem soube admitir o erro mas ainda assim ainda insisti em bancar o zorro neh mas tudo bem ... professora vc eh maravilhosa naum soh como professora ... vc eh uma pessoa maravilhosa q nos transmitiu muita coisa nesses 4 anos ...
Obrigado =)
Continue assim
Alejandro o/

Anônimo disse...

Fui muito mal na prova T.T

Anônimo disse...

Aff BURRO problema seu

Anônimo disse...

esse alejandro e o garotao...como tu sabe que a professora e uma pessoa excelente?tu vive com ela?fala sem conhcer...se toca manezao!

Unknown disse...

oieee

Tava procurando material sobre arte bizantina e encontrei seu blog. Adorei!!!

abraço!!!

Anônimo disse...

"A gente não quer só comida! A gente quer comida, diversão e ARTE!!!"

Anônimo disse...

***

Anônimo disse...

AHHHH!! muito legal o seu desenhu pssora!!

ah! e vlw pelos textos... facilita bastant...