terça-feira, agosto 14, 2012

Artistas do XIX

Além dos famosos Vitor Meireles, Pedro Américo e Almeida Junior, alguns outros artistas do século XIX também merecem destaque.

RODOLPHO AMOEDO (1857 - 1941)

Curriculum do artista (por ele mesmo) - esse texto foi enviado ao ministério da educação, na época (1901)

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 11 de dezembro de 1857. Em 1873 iniciou seus estudos artísticos no Liceu de Artes e Ofícios; em 1874 matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes onde foi discípulo de Vitor Meireles. Em outubro de 1878 obteve o prêmio de viagem em concurso, partindo para Paris em 1879.
Matriculou-se na Ecole Nationale et Speciale des Beaux Arts em 1880, sendo discípulo de Alexandre Cabanel e Puvis de Chavannes.
Em 1887 regressou ao Rio de Janeiro, onde após uma exposição geral de seus deveres de pensionista foi, por unanimidade, eleito membro honorário da Academia Imperial de Belas Artes, sendo, em seguida, nomeado professor interino de Pintura Histórica na ausência do respectivo catedrático, Vitor Meireles. Em dezembro de 1890 foi nomeado, por decreto do Governo Provisório, Professor efetivo de Pintura a Escola Nacional de Belas Artes, para cuja reforma foi nomeado conjuntamente com Rodolpho Bernadelli.

Suas principais obras são:

Marabá, 1882
Óleo sobre tela, 151,5 x 200,5 cm.
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.


Último Tamoyo, 1883
Óleo sobre tela, 180,3 x 261,3 cm
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.



Estudo de Mulher, 1884

Óleo sobre tela, 150 x 200 cm
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.



Os elogios à Rodolpho Amoedo, devem-se à sua incrível técnica de pintura, que proporcionava uma virtuosa representação das texturas dos objetos e pessoas retratadas, além do fato de ele ser um artista inteirado no tema nacionalista (sobretudo na literatura romântica indianista). Ainda assim, é evidente a dificuldade do artista em representar a anatomia humana com desenhos anatomicamente perfeitos. Seria um problema técnico do artista ou uma inovação estética? Mau desenhista ou visionário?


BELMIRO DE ALMEIDA (1858 - 1935)

Mineiro de Serro, foi pintor, desenhista, caricaturista, escultor, professor e escritor.
Iniciou seus estudos artísticos bem cedo, aos onze anos no Liceu de Artes e Ofícios e depois, matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes.
De tendência realista (apesar de viver em uma época que o tema valorizado era o nacionalista romântico), Belmiro de Almeida flertou com o impressionismo do Ateliê Livre. Mais tarde foi para Paris, onde sua arte ganhou aspectos ainda mais modernos.

Principais obras:

Arrufos, 1887

Óleo sobre tela, 89 x 116 cm
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.


A Tagarela, 1893

Óleo sobre tela, 128 x 83 cm
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.





PEDRO WEINGÄRTNER (1858 - 1929)

Esse gaúcho de Porto Alegre foi pintor, desenhista e gravador. Sua obra culmina as paisagens e nas cenas cotidianas (além de ter sido um grande retratista da aristocracia gaucha).
Infelizmente não têm tantos estudos sobre ele (ainda)!

Uma de suas obras mais conhecidas e aclamadas é o tríptico La Faiseuse d'anges, exposto em São Paulo (Pinacoteca) desde 1910. (Óleo sobre tela, 151 x 372 cm - o conjunto). (Imagem do tríptico retirada do site dezenovevinte.net)



Alguns detalhes da parte central (fotos feitas na Pinacoteca):





Só para constar, esse tríptico conta a história de uma moça que estava em uma festa de carnaval (ou algo do tipo) e que vai se encontrar com um sujeito. Na cena do meio, a mesma moça está com um bebê no colo... pensativa. Do seu lado um banquinho com uma carteira e a fralda do bebê... e do lado, uma senhora (aparentemente com pressa), tem à sua frente uma cadeira com uma mamadeira dentro de uma tijela.
Na terceira parte, vemos a velha senhora com suas moedas... mas o forno lança fumaça, e dela saem anjos. Ou seja... será que aquele dinheiro valeu a pena?
Coitado do bebê!
Enfim... uma situação bem mais comum do que nossa hipocrisia nos permite acreditar. Triste, mas real.

Um comentário:

Anita Marques disse...

CONVITE:
GOSTARIA DE CONVIDAR TODOS PARA CONHECER MINHAS OBRAS DE ARTE NO SITE: http://www.anytamarques.blogspot.com. ATRAVÉS DESTAS BUSCO HOMENAGEAR A CULTURA BRASILEIRA E MUNDIAL.