terça-feira, novembro 02, 2010

Terceira Geração Modernista / Pós Modernismo

Depois da Segunda Guerra Mundial, ou melhor, nos anos 1950, a Arte Brasileira passou por um processo de intensa abstração.
Várias coisas contribuíram para esse fato. Primeiro, podemos citar a abertura do MASP - Museu de Arte de São Paulo em 1947 (ainda não era na sede atual, na Avenida Paulista, e sim no prédio dos Diários Associados, que na época era o maior conglomerado de comunicação do país). Depois a criação do MAM-SP e MAM-RJ. Esses espaços eram voltados à arte moderna e foram responsáveis pela aproximação da população a esse tipo de arte.


Além disso, no ano de 1950 aconteceu em São Paulo uma exposição inovadora do artista suiço Max Bill, em que ele mostrou, entre outras obras, Unidade Tripartida. Esta era uma escultura abstrata, algo bastante moderno até mesmo para os modernistas brasileiros. No ano seguinte aconteceu a primeira Bienal de São Paulo e, mais uma vez, Max Bill chamou a atenção. Ele recebeu, com essa mesma obra, o primeiro prêmio do evento.


Era o início de uma arte brasileira abstrata e concreta. Vão se formar dois grupos de artistas abstratos no Brasil: o grupo FRENTE no Rio de Janeiro e o grupo RUPTURA em São Paulo.

Alguns artistas do Ruptura:


Waldemar Cordeiro

Movimento, 1951

Geraldo de Barros

Função Diagonal, 1952


Alguns artistas do Frente:

Ivan Serpa

Formas, 1951

Lygia Pape

Sem título, 1858

Nesse período vamos ter ainda alguns artistas que lançam uma nova tendência da arte: A ARTE INTERATIVA. Saídos do grupo Frente, Hélio Oiticica e Lygia Clark revolucionam a arte.

Assunto para outro post.

11 comentários:

Taciana disse...

Eu queria dizer que tenho dislexia e escrevo errado mesmo. Tem vezes que esqueço de passar corretor ortográfico e alguns erros passam. Pra um dislexo as regras de ortografia não fazem o menor sentido. Pra mim, por ex, casa deveria se escrever caZa. Sei que pra algumas pessoas pode parecer burrice, mas não é. E, eu nào publico comentário de pessoas anônimas que não têm coragem de se assumir. Não estou aqui pra agradar todo mundo!
Me preocupo mais com o lado interior das pessoas. Não gosto de gente que se acha inteligente demais, intelectual demais. Arte é pra sentir, pra tocar as pessoas no coração e na mente... pra fazer pensar. Não me importa se escrevo certo ou errado. Pra mim o mais importante é o caráter e o meu amor pela arte e pelo que faço.

Anônimo disse...

relaxa aew professora, o seu site ajuda muito nos alunos ,a unica coisa que devemos fazer e agradecer

Anônimo disse...

Professora, muito obrigado pelo blog. é muito útil e devemos somente à voce o nosso bom desempenho nas provas de artes.. obrigado.

Anônimo disse...

Mariana sala 05 valinhos- profi, obrigada por estar sempre nos ajudando ! voce é um amor e seu site é demais ! :D nao liga pra pessoas que nao tem mais o que fazer da vida haha

Anônimo disse...

Taci! o seu blog é demais, e você é um amor por fazer isso, nunca pare de divulgar a arte que você ama, como você disse é questão de sentir e não racionalizar :)
te adoramos.( digo em nome de todos os alunos que já prestaram alguma atenção á sua aula! )
louise, sala 5, valinhos!

Anônimo disse...

Muito bom o blog professora,legal
Nazivon(o único)

Anônimo disse...

Muito bom professora
Nazivon

Anônimo disse...

Professora você deita Muuuuuuuito na moral... são poucos os alunos que tem o privilégio de ter professores como você que se dedica tanto e se esforça para ensinar o mundo da arte para nós. A arte é o que foge daquele quadradinho bitolado das outras matérias, pois pode ser analisada de várias formas e possuir vários significados dependendo de quem está observando, e é ai onde o interesse é despertado. É uma pena que certas pessoas não se dão a chance de conhecer esse mundo, que nos leva a pensar em inúmeras coisas, pois se pararmos para refletir a arte envolve de tudo um pouco, então vale a pena ver, analisar e captar a mensagem que cada obra/escultura/música/filme tem a nos passar, cada um com a sua interpretação, tornando a arte uma coisa sensacional e deslumbrante diante dos olhos de quem realmente sabe o que ela significa. Sinta-se lisonjeada por ser uma dessas pessoas, que com certeza, tem muito mais a passar do que qualquer outra.
Gosto muito de você professora, continue com esse seu trabalho maravilhoso que acrescenta tanto nas nossas vidas.

Taciana disse...

Que comentário lindo! Obrigada! É por esse tipo de coisa que continuo acreditando que o que faço é importante!!

Anônimo disse...

O que voce faz pelos seus alunos é admiravel.

Anônimo disse...

Professora, adoro seu blog, ajuda muito a relembrar o conteúdo e a repensar a arte! Obrigado mesmo!