domingo, junho 08, 2008

ANÁLISE COMPARATIVA: Acadêmico x Impressionista



ELISEU VISCONTI, Jardim de Luxemburgo,1915
Óléo sobre tela 25 X 35 cm
Rio de Janeiro, Museu Castro Maia.

Observe com atenção as duas imagens:

A primeira é do artista acadêmico Vítor Meirelles e a segunda do artista impressionista Eliseu Visconti.
Enquanto a primeira imagem apresenta tema histórico, narrando um momento importante e solene (de maneira romantizada... diga-se de passagem!), mostrando um estudo rigoroso das formas (vestimentas, objetos, tipos físicos, atitudes...), a segunda imagem apresenta um tema cotidiano, um momento efêmero, ocasional. Não há preocupação com os detalhes e o foco está na impressão do momento.
Meirelles apresenta em sua Primeira Missa planos distintos e Visconti, em seu Jardim, planos mais difusos.
Na pintura acadêmica as massas de claro e escuro estão em oposição e o foco de luz fica sobre a figura principal - como se fosse uma luz cênica (lembrando que a arte acadêmica segue o princípio da mímesis, ou seja, não se trata de imitar a natureza tal qual ela é, mas melhorá-la, deixá-la mais bela.); já na pintura impressionista mas massas são menos definidas e a luminosidade é distribuída de maneira mais naturaz - um dos principais focos da pesquisa impressionista é exatamente os efeitos da luz natural sobre os objetos, a paisagem e pessoas (é só a gente lembrar dos estudos e das pinturas de Monet).
A pincelada também é bastante diferente, enquanto na primeira pintura ela "desaparece" em função da forma, as pinceladas da segunda pintura aparecem muito claramente. Uma das características marcantes da pintura impressionista é exatamente esta: pinceladas rápidas! Não há a necessidade de escondê-las.
É interessante lembrarmos que Eliseu Visconti também foi aluno da AIBA, assim como Meirelles - mas um aluno que se rebelou! hehehehe Na verdade ele fez parte de uma das últimas turmas da Academia (em 1889 ela fecha, lembram??)
Mais informações sobre a obra e a vida de Eliseu Visconti:

3 comentários:

Anônimo disse...

TEATCHER ARTE SEM VC NAO EH ARTE!


VLWZAO PELO BLOG E PELO HELP AJUDA DEMAIS DEMAIS DEMAIS



NAO PARE DE ATUALIZA-LO EIM EIM =)



BEIJO YGHOR VL 2°

Anônimo disse...

Psora, parabéns aí pelo blog hein, gosto muito do seu tipo de prova, isso sim é prova de Artes, ano passado eu tinha que ficar decorando todos os artistas e suas obras e dormir às 1 da manhã, agora vc consegue cobrar o que realmente é arte, temos que saber as caracteristicas dos pintores e com isso deduzimos o movimento e o artista, parabéns!!!!

Sala 57

Anônimo disse...

a sua aula eh mto boa, excelente.... a melhor da semana.....
qdo acaba, fico esperando ansiosamente pela proxima......