sexta-feira, agosto 29, 2008

Arquitetura Moderna no Brasil

Sobre a arquitetura moderna brasileira escolhi comentar sobre dois grandes arquitetos, super importantes para o desenvolvimento dessa linguagem.

Oscar Niemeyer

http://www.niemeyer.org.br/

“Não é o ângulo reto que me atraia.
Nem a linha reta, dura, inflexível,
criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual.
A curva que encontro nas montanhas
do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios,
nas ondas do mar,
nas núvens do céu,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o Universo.
O Universo curvo de Einstein”
(Oscar Niemeyer)

Algumas de suas principais obras:

Conjunto do Ibirapuera - São Paulo SP


Edifício Copan - São Paulo SP



Conjunto da Pampulha - Belho Horizonte MG



Conjunto de Brasília - Brasília DF







Outra arquiteta muito importante é a italiana Lina Bo Bardi



Sua obra mais conhecida é o prédio do MASP, em São Paulo.




Também é responsável por outras obras como:

Prédio do Teatro Oficina, na Rua Jaceguai


e o SESC Pompéia

9 comentários:

Lucas sala 60 disse...

Comentar sobre dois..

ai só tem um ou éimpressão minha?

Taciana disse...

são dois... o Oscar Niemeyer e a Lina Bo Bardi (essas últimas imagens são de obras dela).

Shu disse...

Professora, o que tem q saber da "ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL"?
Somente a importancia dos dois arquitetos?

Amada disse...

Tacii. a característica PRINCIPAL da arquitetura do Oscar Niemeyer é a CURVA.E a da Lina Bo Bardi. ??

Amanda 207 disse...

Desculpa,não tinha visto o seu pedido.Eu sou Amanda da sala 207 de Valinhos.beijão.=]

Taciana disse...

Oi Amanda, vc tinha se identificado sim! hehehe
Então, ao contrário do Niemeyer, a Lina tem um gosto bastante acentuado pelas linhas retas. A gente pode dizer que ela se aproxima bastante do construtivismo = abstracionismo geométrico. Da só uma olhada no prédio do MASP!!!

Gente, é importante lembrar dos arquitetos, de suas obras... do que é marcante em suas obras, ok!

lucas disse...

desculpa sora, so tinha visto um

Manuela Malachias disse...

Professora...
A Lina não era espanhola naturalizada brasileira?

(Nossa, eu acho que copiei muita coisa errada... estou achando várias incorreções no meu caderno...)

Abraço,
Obrigada
(Desculpe minha atrapalhação!!)

Amanda =] disse...

Não sabia que eu já tinha me identificado.")
Obrigaaaaaaada pela ajuda Taci.

Boa noite,um beijão.
Ah,vou te contar uma coisinha que eu tenho vergonha de falar pra você pessoalmente.:) Mas eu queria que você soubesse que eu AMO a sua aula.e TE ADORO.mesmo mesmo!
pronto falei.
;D