quarta-feira, abril 02, 2008

Continuação da revisão de arte moderna


Construtivismo

O Construtivismo foi um movimento anti-naturalista de ruptura total com a mimese. Nele, a pintura e a escultura são pensadas como construções - e não como representações -, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos.
Ele surge na Russia no primeiro decenio do século XX, mas pode ser relacionado com outros movimentos de arte abstrata pelo mundo, de caráter construtivista. Basicamente, uma obra é Construtivista quando é abstrata formal (geométrica), mas também podemos observar certos traços da idéia construtivista em movimentos como o Cubismo, o Futurismo e o Dadaísmo.

“A ideologia revolucionária e libertária que impregna as vanguardas em geral, adquire feições concretas na Rússia, diante da revolução de 1917. A nova sociedade projetada no contexto revolucionário mobiliza os artistas em torno de uma arte nova, que se coloca a serviço da revolução e de produções concretas para a vida do povo. Afinal, a produção artística deveria ser funcional e informativa.” (trecho retirado da Encilopédia Itaú Cultural de Artes Visuais)

Suprematismo, MALEVICH



Torre Pravda (Torre da Terceira Internacional), TATLIN


Lobster Trap and Fish Tail, Alexander CALDER

Futurismo

O futurismo é um movimento muito interessante na História da Arte - um pouco polêmico (adoro isso! hehehehehe). Ele surge, primeiramente como um movimento literário, em 1909, quando o poeta Marinetti lança seu "Manifesto Futurista".

Os futuristas exaltavam o futuro e sobretudo a velocidade. O “movimento” é marcante nas obras (Arte CINÉTICA).

Dinamismo de um cachorro na coleira, BALLA

Formas únicas de continuidade no espaço, BOCCIONI



Trechos do Manifesto Futurista:


"Os elementos essenciais de nossa poesia serão a coragem, a audácia e a revolta"

"Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre adornado de grossos tubos como serpentes de fôlego explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Somotrácia."

"Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos anarquistas, as belas idéias que matam, e o menosprezo à mulher."

"Nós queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias."


Dadaísmo

Dadá - o mundo ficou gagá!

O movimento foi fundado em Zurique, na Suiça, em 1916, por um grupo de refugiados da Primeira Guerra Mundial.

O Dadá protestava contra a loucura da guerra e queria ser "a guerra pra acabar com todas as guerras" e pra isso, a alternativa foi subverter toda autoridade e cultivar o absurdo. Mas os artistas tinham um objetivo mais sério do que o de apenas causar escândalo: queriam acordar a imaginação das pessoas.

Marcel Duchamp, seu principal representante, nos coloca pra pensar: o que é arte??

Qando ele coloca um urinol (tipo de penico) em um cubo branco e o chama de "A fonte", todo o pensamento tradicional de definição de arte cai por terra. Mesmo a pintura e a escultura abstrata não tinham provocado tantas discussões.

Outro grande "acontecimento" do Dadá foi a intervenção na Monalisa, também feita por Duchamp. Quando ele rabisca cavanhaque e bigodinho na mais importante obra de arte, na mais conhecida... na obra do grande mestre da arte acadêmica, a briga está comprada.
E agora? O que é arte??

6 comentários:

Anônimo disse...


mas essa obra: A fonte
nao eh pop art???
pq (eu axo) q tds conheciam um urinol na epoca...

Anônimo disse...

Professora, achei ótimo seu blog !
Com as imagens fica muito mais fácil de lembrar e entender os movimentos ^-^

mas eu tenho uma dúvida...

por que, o Dadá, é também considerado movimento gago @__@

Desde já agradesço,

Lilian - sala 60

Taciana disse...

Oi, primeiro sobre o urinol (A FONTE), não é da pop não... é DADÁ!!!
Essa obra é um readymade (arte pronta). Duchamp a apresentou pela primeira vez em 1917. O importante dessa obra é a discussão que ela gerou.
Disse o próprio Duchamp sobre ela: "Se o senhor Mutt* fez ou não fez a fonte com suas próprias mãos, não importa. Ele a ESCOLHEU... criou uma nova idéia para esse objeto" (observe que ele assina R. Mutt no urinol).
A Pop Art também vai pegar objetos do dia-a-dia para discutir, mas é uma nova discussão, sobre o consumismo exagerado. Quando Andy Warhol coloca uma pilha de caixas de sabão ele não está mais discutindo se isso é arte ou não (isso já tinha sido discutido anos atrás por Duchamp), mas questiona sobre o fascinio que temos sobre esses objetos.

Eu não disse que o dadá é gagá... mas que o dadá surge quando o mundo, pra eles, tinha se tornado gagá! Eles abominavam a idéia da guerra... e o mundo estava em guerra. Eles diziam que o mundo estava louco, maluco... e então, colocaram ainda mais maluquice com as obras de arte, pra satirizar.

Anônimo disse...

professora, o futurismo ele é considerado polêmico por causa desse 'ar de revolução' que ele trás? (tipo nas frases presentes no manifesto..?)

Anônimo disse...

Professoora !
parabéns, sério ! Admiro muito seu trabalho ! Muito bom o site aqui pra prova !
e esquece o que o Thiago disse, viu ? hahaha nada de rec.
beijos sz '

ÍRIS ;

Anônimo disse...

Olá! sempre vejo seu blog, é muito bom, apenas gostaria de dar uma dica, que você colocasse o ícone de procura no blog, assim poderiamos achar com mais facilidade os títulos.
beijoos