Basicamente, o que chamamos de “arte moderna” começa com o impressionismo que inicia de fato a ruptura com a arte acadêmica – claro que sem deixar de lado o caráter figurativo. Se observarmos com atenção a obra “Ponte Japonesa” de Claude Monet, por exemplo, conseguimos perceber que se trata de uma ponte com uma paisagem ao fundo e com flores caídas na água, provavelmente identificando uma manhã de primavera. Porém a imagem não é mimética. Ela represanta uma ponte mas não é uma representação fiel, não é realista (falando em técnica).
Para ficar mais fácil é só comparar duas imagens. A primeira, impressionista, é “A solista de verde” de Degas e a segunda é um detalhe da “Criação de Adão”, de Michelangelo, uma obra clássica - Renascentista. Qual dos dois é mais “realista”? Essa pequena diferença corresponde ao grande passo dado pelo impressionismo.
No século XX nós temos o surgimento das chamadas Vanguardas Históricas que, apesar de não estarem nesse exato momento “à frente”, já estiveram um dia. O termo “vanguarda”, do francês Avant Garde faz referência ao batalhão militar que vai a frente da tropa em ataques durante uma batalha. É por isso que o termo indica aquele ou aquilo que está à frente. Tais vanguardas são os movimentos (“ismos”) da primeira metade do século XX que vêm para romper com o academicismo...
O início dessa ruptura se dá com o Cubismo. Antes disso, movimentos como o Expressionismo e o Fauvismo também se empenhavam em romper barreiras. O primeiro mais na questão interna, com seus dilemas e protestos e o segundo com o uso “selvagem” das cores.
"Mãe Morta", Münch - obra expressionista.
"A Dança", Matisse - obra fauvista.
Picasso, que foi influenciado pelas idéias do pós-impressionista Cézanne – da geometrização da natureza; e que ficou fascinado pela arte africana pintou em 1907 “Les Demoiselles d’Avignon”, um quadro que pode ser considerado um divisor de águas na História da Arte.
Obra de Cézanne - Castelo de Medan (observe as características / formas geometrizadas).
Máscara africana primitiva.
“Les Demoiselles d’Avignon”
Enfim o figurativismo começava a ser quebrado (quase literalmente, já que as formas de Picasso parecem “quebradas”). O início dessa “fase negra”, que foi a mãe do Cubismo abriu as portas para que outros artistas ousassem romper a barreira da figuração. O Abstracionismo surge entre 1910 e 1911 com a tela “Batalha” de Wassily Kandinsky. Em pouco tempo esse movimento de “basta” à arte acadêmica dominou a pintura moderna e tornou-se bastante diversificado. Uma de suas principais tendências ficou conhecida como abstracionismo geométrico, pela organização geométrica e racional das formas e das cores. Um dos mais conhecidos pintores dessa tendência é o holandês Piet Mondrian.
“Batalha”, Wassily Kandinsky (abstracionismo informal)
"Composição", Piet Mondrian (abstracionismo formal / geométrico)
7 comentários:
Hey :3
Dá pra perceber um pouco as pinceladas irregulares na obra de Monet - entretanto, acho que não perceberia se não me falassem. 8D
"Mãe Morta" é muito melancólico .-. mas foi o nome que me fez sofrer esse impacto, porque a mulher no fundo parece tão tranqüila - pelo menos na imagem ampliada o_õ não sei quanto ao original e a menina parece indiferente o_o mostrando um toque de inocência.
"A Dança" me faz lembrar das pinturas rupestres antigas. ~__~
Hah, XD eu não sabia que as esculturas africanas eram tão geométricas assim. Achei que Picasso havia usado a cultura africana como tema para algumas obras.
Eu gostei da pintura de Kandinsky. :3 As cores fazem-me sentir estranhamente bem. Nesses quadros abstratas, eu tento formar algo na minha imaginação. Divertido. x3
Já as pinturas abstratas geométricas não despertam interesse nenhum pra mim .-. ...eles pintaram? Parece digital o_o não, não é por isso que não eu gosto. XD
Viva >3
Te adcionei no msn para tirar algumas duvidas
Marina sala 57 manha
Oi Marina
Já te aceitei.
Estou online se precisar.
ahhh... agora eu entendi!!! ;D
eu gostaria mesmo é que esclarecessem a diferença entre pintura rupestre e pintura moderna, isso é muito importante para mim nesse momento.Beijos sol.
Nossa, em "mãe morta" pra mim a reação da garota está em quase que ignorar a realidade,mas por ser uma forma de fuga, e não de indiferença o.O
Pois é Alice, dá impressão de que ela está tapando os ouvidos pq não quer ouvir nada, quer ficar no seu mundinho... sem aceitar a realidade.
Postar um comentário