sexta-feira, maio 19, 2006

LER PRA PENSAR

Arte é cultura! Arte serve pra se expressar... Arte é uma linguagem!!! A gente "lê" a arte e pensa. Pensa o quê? Não existe certo ou errado quando se trata de "ler" uma obra de arte. Claro que os fatos devem ser respeitados (e nesse aspécto - histórico há certo e errado). Mas agora falo de "leitura", e na arte cada um pode sentir uma coisa, pensar uma coisa.
Por exemplo, tem uma artista francês chamado Yves Klein que eu gosto muito. Ele faz trabalhos monocromáticos - oh, uma tela azul! Isso mesmo... ele tem vários quadros de uma cor só (sem figura alguma), mas ele tem atitude - e é isso que eu gosto nele. Ele é um cara maluco (pra mim um gênio... mas bem, todo gênio é louco...), dividia sua vida entre a arte e as artes marciais (Em 1952 vai pro Japão estudar judo no Instituto Kodokan em Tóquio, onde obtém o cinturão negro, quarto dan. Em 1954 regressa à Europa e obtém o cargo de director técnico da Federação Espanhola de Judo de Madrid - ual, e o cara além disso é um dos principais artistas da arte contemporânea!!!). Enfim (não vou falar demais dele aqui, agora - vou deixar mais pro fim do ano - depois vcs vão entender pq). Mas toquei em seu nome pra faler de "leitura" de obras de arte.
Vou colocar aqui três obras dele... Comentem!!!!!


COMENTEM MESMO!!!!

Por favor!!!

Esta obra se chama "IKB" (International Klein Blue).

Esta é uma releitura que ele fez da famosa escultura grega "Vitória da Samotrácia" (Vale a pena dar um pulo no post sobre arte grega para olhar a original!)
Essa obra foi feita através de uma "performance" onde utilizou corpos de mulheres como "pincéis vivos". Essa é uma das "Antropometrias".
Essa imagem é da performance que gerou essa obra:
Ah, vocês conseguem ver uns homens ao fundo tocando violoncelos? Eles tocavam uma música chamada "Sinfonia Monotom" (ou seja... tudo se baseava em um único tom, tanto nas cores - o azul era a única cor, e os "chelos" só tocavam uma única nota!!!)

Bom, agora é com vocês!!!

Outra coisa, queria aproveitar para responder a um comentário "anônimo". Também acho que copiar e prestar atenção ao mesmo tempo é complicado, mas eu não posso obrigar todo mundo a ver o blog. Enfim... não tem jeito, nunca vai dar pra agradar a todos. Mas não pensem que aqui terá TUDO... Muitas coisas teóricas, definições.... não serão postadas, ok!

É isso ai! Viva, viva!!!

9 comentários:

gabriel (valinhos) disse...

eu gostei do quadro que ele usou as mulheres pra pintar. o que é inteiro azul eu achei meio "falta de criatividade" ahahhaha mas não sei se na época isso foi visto como algo novo e tal

Carol Macan disse...

Oi soraaaaa Brigada pelo blog viu!
Ajudo mto agente pra prova!
hehehe
Bjos sora!
Viva viva

Amandinha (Valinhos) disse...

Professora.. muito obrigada por fazer este blog..
ajudou bastante...
e eu adorei o quadro azull (estranho)
mas legal..
Beijos..
da sua 'sem luz' Amanda ^^

enzo disse...

legal seu blog, eu tnhu uma duvidaa,eu lmbro q vc flo algo do chopin faze parte do romantismo e tal, mas e a marcha funebre /?? pq eh estranho um compositor do romantismo faze uma musica sombria dessas...isso eu num intedi direito...

parabens pelo blog...

flw

*Dri* [vls] disse...

olá !
adorei o blog !
vou aproveitar pra fazer um comentário sobre a obra "IKB", sendo bem sincera, não gostei, na minha opinião uma obra de arte deve ser algo que ninguém consiga copia-lá exatamente igual, e no caso dessa obra, literalmente, não há nada nela, você pode até imaginar coisas naquele quadrado azul, mas é uma obra que se você olhar em qulauqer lugar vai ver algo parecido.
bom acho que por hoje é só, vou estudar mais um pouquinho pára aprova de amanha!
bjs !

Nicholas disse...

Taciana, seu blog ta otimo! Ajudou bastante na prova! Tenho certeza de que fui bem!
Tem problema eu ter trocado Moça por Menina? Hahahahh
De qualquer jeito, ta otimo e ajudo bastante, sem ele nao ia lembrar de como eram as pinturas, todas tem uma certa logica.

Abraço

Felipe de Valinhos disse...

ahhh entao eh esse o tal do azul que vc falou hj nao aulaa.. po.. nem parece que só ele faz esse tom de azul e vc nao encontra igual em outro lugar..

Beijo
Bom resto de semana ;D

Kimera Kenaun disse...

Falaaa, Tia Taci!!!
Belo blog,amei, só não amei o Klein...Tenho uma birra com esse cara desde que o Anníbal o 'apresentou' para nós. Sei lá não consigo gostar. Mas a releitura dele de Vitória de Samotrácia é interessante pq ele usou uma obra clássica e a fez com sua 'marca registrada': o azul klein...É isso, o blog tá 10 (olha virei eu a profª p/ dar nota) espero que seus alunos aproveitam bastante!Beijos Bel

Anônimo disse...

teaproveitem*