sábado, abril 16, 2011

Barroco Brasileiro (2011)

Cresci em uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada Piracaia... cresci, de certa forma, em um cenário barroco. Morei por vários anos em uma casa colonial numa cidadezinha com várias casinhas coloniais (já não está mais tão cheia assim, infelizmente). As duas igrejas mais importantes da cidade, a matriz de Santo Antonio e a de Nossa Senhora do Rosário, barrocas. Isso tudo sempre foi comum pra mim: pé direito alto, portas enormes... igreja com talhas douradas, azulejos portugueses, esculturas de santos bem dramáticas (e assustadoras! Sim, morria de medo de algumas delas quando era criança).

Algumas fotos Barrocas lá de Piracaia

Interior da Igreja de Santo Antonio da cachoeira



Como já comentei com alguns, no teto dessa igreja estão pintados todos os papas desde São Pedro até Bento XVI. É a única igreja fora de Roma que tem isso (a de Roma é a de São Paulo)


Essa era uma das esculturas que me dava medo quando criança! rs

Igreja do Rosário


Notem que o altar da igreja do Rosário tem talha de madeira e bem poucos detalhes dourados. É uma igreja bem mais simples que a Matriz.

Esse prédio em estilo colonial é o colégio que eu estudei a maior parte da minha vida! O "Grupo Escolar" (Escola Estadual de Primeiro Grau Coronel Thomaz Gonçalves da Rocha Cunha) é a escola mais tradicional da cidade. Várias (bota várias nisso) gerações estudarm lá.

Todas as vezes quando começo a falar do Barroco Brasileiro pros meus alunos me lembro de meu tempo no interior... das Semanas Santas (com a procissão do Senhor Morto), das brincadeiras em frente a igreja do rosário, da minha antiga casa... Dá saudade!

Também lembro das viagens a Minas Gerais nas férias... Tanto da casa dos meus avós como de Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Congonhas do Campo...

Estes são alguns post antigos sobre o Barroco aqui no blog. Podem ajudá-los a entender melhor o movimento aqui no Brasil.


http://prosalunos.blogspot.com/2008/04/barroco-mineiro.html

http://prosalunos.blogspot.com/2008/04/barroco-brasileiro.html

Abraço a todos!

3 comentários:

Anna Carolina Saes disse...

Muito legal essa curiosidade sobre o painel com todos os papas pinatdos professora!

Eu também tenho um blog de historia da arte: somosetapados.blogspot.com

Beeijo

Tamassia disse...

Ola

Foi uma viagem ao meu passado também.. pois vivi em Piracaia até 1969, estudei no Grupo Escolar Coronel Thomaz da Rocha Cunha e passei muito tempo vendo as imagens e pinturas da igreja matriz. Tempos muito bons!
Parabens

Tamassia disse...

Ola

Foi uma viagem ao passado, morei em Piracaia até 1969. Estudei no Grupo, visitei a igreja, etc