terça-feira, novembro 02, 2010

Hélio Oiticica e Lygia Clark

Mais uma vez venho aqui nesse blog pra falar de Hélio Oiticica e Lygia Clark. Tem um post de 2008 chamado Arte Contemporânea Brasileira. Mas lá não tem tudo o que eu gostaria que vocês soubessem sobre eles, sobretudo sobre Oiticica.
Primeiramente gostaria de dividir a obra desse artista em 5 tipos. (Não gosto muito disso, de rotular sua obra, mas por questões didáticas fica mais fácil.) A obra dele é muito mais que isso... Esses nomes são apenas os principais. Se você gostar desse artista incrível, procure conhecê-lo mais e melhor. O Itaú Cultural tem um Programa sobre ele. Vale a pena conferir: programa Hélio Oiticica.

Basicamente, suas obras são:

Metaesquemas: pinturas abstratas geométricas. Note o início do estudo sobre o espaço e o movimento.


Núcleos: placas quadrangulares que ocupam o espaço. Uma certa forma de trazer para a realidade as pinturas de seus metaesquemas.


Penetráveis: salas, instalações, ninhos.


Parangolés: capas, obras de vestir, dançar, sentir.


Bólides: objetos artísticos feitos com materiais diversos, muitas vezes encontrados no cotidiano.

Só para constar, na 29a Bienal Internacional de São Paulo temos algumas obras de Oiticica. Clique aqui pra dar uma olhada!

Sobre Lygia, o post anterior, de 2008 já pode ser útil.

Gostaria de dizer também, sobre eles, que são artistas fundamentais na História da Arte. Suas obras influenciaram muitos artistas pelo mundo. A proposta de interação, participação, múltiplas sensações estão presentes em obras de vários artistas contemporâneos. Eles fizeram com que a arte não fosse apenas para ser contemplada, mas também sentida. O público deixa de ser passivo e passa a ser parte da atividade criadora!

Beijocas artísticas a todos!

3 comentários:

alinne.anno disse...

tive uma aulinha na faculdade, aliás, umas passagem relâmpago sobre o Oiticica, no mesmo segundo lembrei das tuas aulas!! saudade monstro dos tempos de Etapa.
quero um repeat do segundo ano e das tuas aulas (:

Anônimo disse...

cara adorei o posting e me enterecei muito pela historia do oiticica.

Taciana disse...

Obrigada pela visita! Helio Oiticica é apaixonante! Se precisar de alguma dica sobre ele, estou aqui. Abraço!