Na Europa, podemos destacar o barroco holandês, o barroco Flamengo, o barroco espanhol e o barroco francês.
Na Holanda, o barroco mantém algumas características importantes do movimento original (como o desequilíbrio na composição, a representação de cenas dinâmicas e a preocupação com efeitos de luz e sombra). A Holanda era protestante, por esse motivo não encontramos muitas obras religiosas.no tema principal das pinturas do barroco holandês é o cotidiano.
Os principais artistas do barroco holandês são Vermeer e Rembrandt.
Vermeer
"Moça com brinco de pérola"
"O geógrafo"
"A leiteira"
Rembrandt
"Aula de anatomia do Doutor Toup"
"Ronda noturna"
"Guilda de comerciantes"
A arte flamenga corresponde à arte da região de Flandres, que hoje corresponde à Bélgica. Era uma região católica e, por esse motivo, temos muitas pinturas com temas cristãos (como na Itália).
O principal artista do barroco flamengo foi Rubens.
Suas obras mantém algumas das principais características do barroco, como a composição desequilibrada, o contraste entre cores e a ideia de movimento.
Rubens
"A crucificação de Cristo"
"Pietá"
Na Espanha temos um barroco extremamente católico, porém, essa marca se dá sobretudo na arquitetura. Na pintura, temos representações bíblicas, mas, o artista mais famoso dessa época era Diego Velazquez, artista da corte. Por essa razão, o tema principal de suas obras era a própria corte, além de pinturas que atendessem seu gosto peculiar. Temos muitas pinturas com temas mitológicos, por exemplo, que misturam personagens míticos a pessoas da época.
A obra mais famosa desse período é o quadro "As meninas", considerada uma das mais importantes obras de arte de todos os tempos. Uma das coisas que mais chama a atenção nessa obra é a metalinguagem: Velazquez se pinta pintando os reis, que estão refletidos no espelho no fundo da sala, enquanto a princesa é rodeada por pessoas da corte e criados. Muitos elogiam a técnica de perspectiva usada por Velazquez, que faz com que o espectador se sinta parte da cena, além dos efeitos de luz e sombra que preenchem o ambiente.
Velazquez
"Papa Inocêncio X"
"Vênus diante do espelho"
"Dom Sebastião de Morra"
"As meninas"
Na França, o século XVII é a época do Rei Luis XIV: o rei Sol. É a epoca a construção do palácio de Versalhes e da criação de todo luxo que se estendeu até o século XVIII com o Rococó. Mas na pintura francesa do século XVII, o que mais se relaciona com o estilo barroco tradicional são os Caravagistas: artistas que procuravam imitar o grande mestre barroco italiano Caravaggio.
Suas pinturas são muito escuras e apresentam grande preocupação com o contraste entre luz e sombra. Não são tão dinâmicas ou desequilibradas como as pinturas italianas, mas ainda assim, pelas cores, são nitidamente barrocas.
Os maiores Caravagistas foram Georges de Latour e Nicolas Tournier.
Latour
"Madalena arrependida"
"José, o marceneiro"
"Acendendo o cachimbo"
Tournier
"Cristo tirado da cruz"
"Jogadores de dados"
Nenhum comentário:
Postar um comentário