Olá pessoal
Não é a primeira vez que coloco por aqui algumas coisinhas pra dar um help pros meus alunos. Dessa vez é uma ajudinha pros menores.
Nos nossos últimos encontros fizemos uma série de trabalhos ligados à pintura. Quero apresentá-los aqui pra vocês e explicar um pouquinho sobre o objetivo de tudo isso.
O objetivo primeiro era trabalhar com pintura. Pintura no sentido teórico e prático. A experiência de ver, conhecer e fazer... Um pouco do que Ana Mae Barbosa propõem com a Metodologia Triangular.
Parte I
O TEMA trabalhado foi a pintura de paisagem. Esse é um gênero que só ganhou destaque depois do romantismo. Até então, era considerado um gênero inferior. Pois é! Menor...
Algumas paisagens de Monet (importante artista impressionista, século XIX)
Em nossa aula, trabalhamos além do gênero, a ideia empregada por Van Gogh: a de usar cores análogas em sua composição. Nessa obra, vemos cores análogas ao AMARELO.
Pintura de natureza-morta feita pela aluna Jessica.
Parte V
O quinto tema trabalhado foi mais uma vez a arte abstrata, porém, dessa vez mostrei aos alunos um pouco do EXPRESSIONISMO ABSTRATO de Jackson Pollock.
Com sua inovadora técnica do GOTEJAMENTO ele criou quadros incríveis e arrojados.
Era muito mais do que simplesmente jogar tinta na tela, mas era ser diferente. Até ele, a pintura (desde os tempos das cavernas) utilizava mais ou menos a mesma ideia: uma tinta, um suporte e um objeto que levasse a tinta ao suporte tocando-o. Pollock quebra essa regra básica da pintura e por isso é tão inovador.
Uma composição de Jackson Pollock:
Uma composição "a la" Pollock feita pela aluna Giovanna:
Gostaria de lembrar que o estilo EXPRESSIONISMO ABSTRATO também referência ao gesto. Não é só uma pintura abstrata e expressiva. A expressão vem do gesto do artista, do corpo todo.
Por enquanto foi isso. Ainda temos dois temas pela frente: a cópia e a releitura. Depois coloco trabalhos de alunos por aqui!
Para quem quiser dar uma olhada, aqui está um post de 2009 aqui do blog que fala de pintura e de releitura. Tem algumas imagens bem legais! Vale a pena conferir!!!
http://prosalunos.blogspot.com/2009/03/revisoes-e-mais-revisoes.html
Apareçam sempre!
Boa visita ao "prosalunos".
Não é a primeira vez que coloco por aqui algumas coisinhas pra dar um help pros meus alunos. Dessa vez é uma ajudinha pros menores.
Nos nossos últimos encontros fizemos uma série de trabalhos ligados à pintura. Quero apresentá-los aqui pra vocês e explicar um pouquinho sobre o objetivo de tudo isso.
O objetivo primeiro era trabalhar com pintura. Pintura no sentido teórico e prático. A experiência de ver, conhecer e fazer... Um pouco do que Ana Mae Barbosa propõem com a Metodologia Triangular.
Parte I
O TEMA trabalhado foi a pintura de paisagem. Esse é um gênero que só ganhou destaque depois do romantismo. Até então, era considerado um gênero inferior. Pois é! Menor...
Algumas paisagens de Monet (importante artista impressionista, século XIX)
Paisagem é a representação de um LUGAR. Não precisa ser somente paisagem natural (como algumas pessoas pensam). Uma pintura de paisagem pode trazer uma cidade, casas, prédios, fazendas... É a representação de um ONDE.
Pintura de paisagem feita pelo aluno Natan.
Nesse trabalho trabalhamos com a técnica do degradê de duas maneiras:
ADIÇÃO: quando misturamos duas ou mais tintas diferentes para alterar a cor (como o que fizemos com o azul).
SUBTRAÇÃO: quando diluímos a tinta para diminuir sua intensidade e, com isso, o tom (como fizemos com o verde).
Parte II
O segundo tema trabalhado foi o Reatrato. Há muito tempo os artistas fazem retratos e auto-retratos (quando o artista retrata a si mesmo).
Vários estilos artisticos trabalham esse gênero, desde os mais tradicionais até os mais modernos.
Alguns retratos de Pablo Picasso, um dos maiores artistas do século XX. (O primeiro é um auto-retrato)
Retrato é a representação de uma ou mais pessoas. Difere das cenas porque os personagens estão posando, parados. (Nas cenas há uma ação e é ela o mais importante da pintura).
Pintura de Retrato feita pela aluna Nathalia.
Nesse trabalho trabalhamos os recortes de tons. Ma mistura de PRETO + BRANCO gerando tons de cinza.
Quanto mais branco mais claro, quanto mais preto mais escuro.
Parte III
O terceiro tema trabalhado foi a pintura abstrata. Mais especificamente o ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO (também conhecido como Abstracionismo Formal).
A arte abstrata é uma das maiores inovações da arte do século XX. Ela vem pra mostrar que a pintura não precisa estar subordinada a uma história. É a arte por si só! São cores, formas, ideias, materiais e expressão do artista.
Um dos maiores artistas que trabalha com a abstração geométrica é MONDRIAN.
Outro que também ficou conhecido por suas composições geométricas foi o russo MALEVICH. Veja uma obra desse artista:
O outro tipo de asbtracionismo é o INFORMAL - aquele que não usa formas geométricas, mas a livre expressão do artista. A cor é mais importante que a forma. O maior representante desse tipo de pintura é KANDINSKY.
Veja algumas composições abstratas desse artista:
Em nossa aula, trabalhamos com a abstração geométrica.
Pintura abstrata geométrica feita pela aluna Najla.
A ideia era trabalhar com POLICROMIA - uso de várias cores na composição (além, é claro, de usar polígonos e / ou sólidos geométricos).
Parte IV
O quarto tema trabalhado foi a pintura de natureza-morta. Esse gênero engloba as pinturas com objetos e flores e frutas sobre mesas.
Costumo dizer aos alunos que, se uma flor é representada em um jardim, trata-se de uma paisagem... mas se ela está em um vaso, sobre uma mesa, é uma natureza-morta.
Vários artistas trabalharam esse gênero ao longo da História da Arte. Muitas vezes ele era usado como treinamento de desenho e pintura de observação.
Aqui está uma das naturezas mortas mais famosas da História da Arte: os Girassóis de VAN GOGH:
Em nossa aula, trabalhamos além do gênero, a ideia empregada por Van Gogh: a de usar cores análogas em sua composição. Nessa obra, vemos cores análogas ao AMARELO.
Pintura de natureza-morta feita pela aluna Jessica.
Parte V
O quinto tema trabalhado foi mais uma vez a arte abstrata, porém, dessa vez mostrei aos alunos um pouco do EXPRESSIONISMO ABSTRATO de Jackson Pollock.
Com sua inovadora técnica do GOTEJAMENTO ele criou quadros incríveis e arrojados.
Era muito mais do que simplesmente jogar tinta na tela, mas era ser diferente. Até ele, a pintura (desde os tempos das cavernas) utilizava mais ou menos a mesma ideia: uma tinta, um suporte e um objeto que levasse a tinta ao suporte tocando-o. Pollock quebra essa regra básica da pintura e por isso é tão inovador.
Uma composição de Jackson Pollock:
Uma composição "a la" Pollock feita pela aluna Giovanna:
Gostaria de lembrar que o estilo EXPRESSIONISMO ABSTRATO também referência ao gesto. Não é só uma pintura abstrata e expressiva. A expressão vem do gesto do artista, do corpo todo.
Por enquanto foi isso. Ainda temos dois temas pela frente: a cópia e a releitura. Depois coloco trabalhos de alunos por aqui!
Para quem quiser dar uma olhada, aqui está um post de 2009 aqui do blog que fala de pintura e de releitura. Tem algumas imagens bem legais! Vale a pena conferir!!!
http://prosalunos.blogspot.com/2009/03/revisoes-e-mais-revisoes.html
Apareçam sempre!
Boa visita ao "prosalunos".