quarta-feira, maio 04, 2011

Um pouco de arte pro OITAVO

Olá pessoal

Não é a primeira vez que coloco por aqui algumas coisinhas pra dar um help pros meus alunos. Dessa vez é uma ajudinha pros menores.

Nos nossos últimos encontros fizemos uma série de trabalhos ligados à pintura. Quero apresentá-los aqui pra vocês e explicar um pouquinho sobre o objetivo de tudo isso.

O objetivo primeiro era trabalhar com pintura. Pintura no sentido teórico e prático. A experiência de ver, conhecer e fazer... Um pouco do que Ana Mae Barbosa propõem com a Metodologia Triangular.

Parte I

O TEMA trabalhado foi a pintura de paisagem. Esse é um gênero que só ganhou destaque depois do romantismo. Até então, era considerado um gênero inferior. Pois é! Menor...

Algumas paisagens de Monet (importante artista impressionista, século XIX)




Paisagem é a representação de um LUGAR. Não precisa ser somente paisagem natural (como algumas pessoas pensam). Uma pintura de paisagem pode trazer uma cidade, casas, prédios, fazendas... É a representação de um ONDE.

Pintura de paisagem feita pelo aluno Natan.

Nesse trabalho trabalhamos com a técnica do degradê de duas maneiras:

ADIÇÃO: quando misturamos duas ou mais tintas diferentes para alterar a cor (como o que fizemos com o azul).
SUBTRAÇÃO: quando diluímos a tinta para diminuir sua intensidade e, com isso, o tom (como fizemos com o verde).

Parte II

O segundo tema trabalhado foi o Reatrato. Há muito tempo os artistas fazem retratos e auto-retratos (quando o artista retrata a si mesmo).
Vários estilos artisticos trabalham esse gênero, desde os mais tradicionais até os mais modernos.

Alguns retratos de Pablo Picasso, um dos maiores artistas do século XX. (O primeiro é um auto-retrato)




Retrato é a representação de uma ou mais pessoas. Difere das cenas porque os personagens estão posando, parados. (Nas cenas há uma ação e é ela o mais importante da pintura).


Pintura de Retrato feita pela aluna Nathalia.

Nesse trabalho trabalhamos os recortes de tons. Ma mistura de PRETO + BRANCO gerando tons de cinza.
Quanto mais branco mais claro, quanto mais preto mais escuro.

Parte III

O terceiro tema trabalhado foi a pintura abstrata. Mais especificamente o ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO (também conhecido como Abstracionismo Formal).

A arte abstrata é uma das maiores inovações da arte do século XX. Ela vem pra mostrar que a pintura não precisa estar subordinada a uma história. É a arte por si só! São cores, formas, ideias, materiais e expressão do artista.

Um dos maiores artistas que trabalha com a abstração geométrica é MONDRIAN.




Outro que também ficou conhecido por suas composições geométricas foi o russo MALEVICH. Veja uma obra desse artista:



O outro tipo de asbtracionismo é o INFORMAL - aquele que não usa formas geométricas, mas a livre expressão do artista. A cor é mais importante que a forma. O maior representante desse tipo de pintura é KANDINSKY.
Veja algumas composições abstratas desse artista:



Em nossa aula, trabalhamos com a abstração geométrica.


Pintura abstrata geométrica feita pela aluna Najla.

A ideia era trabalhar com POLICROMIA - uso de várias cores na composição (além, é claro, de usar polígonos e / ou sólidos geométricos).

Parte IV

O quarto tema trabalhado foi a pintura de natureza-morta. Esse gênero engloba as pinturas com objetos e flores e frutas sobre mesas.
Costumo dizer aos alunos que, se uma flor é representada em um jardim, trata-se de uma paisagem... mas se ela está em um vaso, sobre uma mesa, é uma natureza-morta.

Vários artistas trabalharam esse gênero ao longo da História da Arte. Muitas vezes ele era usado como treinamento de desenho e pintura de observação.

Aqui está uma das naturezas mortas mais famosas da História da Arte: os Girassóis de  VAN GOGH:



Em nossa aula, trabalhamos além do gênero, a ideia empregada por Van Gogh: a de usar cores análogas em sua composição. Nessa obra, vemos cores análogas ao AMARELO.


Pintura de natureza-morta feita pela aluna Jessica.

Parte V

O quinto tema trabalhado foi mais uma vez a arte abstrata, porém, dessa vez mostrei aos alunos um pouco do EXPRESSIONISMO ABSTRATO  de Jackson Pollock.
Com sua inovadora técnica do GOTEJAMENTO ele criou quadros incríveis e arrojados.
Era muito mais do que simplesmente jogar tinta na tela, mas era ser diferente. Até ele, a pintura (desde os tempos das cavernas) utilizava mais ou menos a mesma ideia: uma tinta, um suporte e um objeto que levasse a tinta ao suporte tocando-o. Pollock quebra essa regra básica da pintura e por isso é tão inovador.


Uma composição de Jackson  Pollock:


Uma composição "a la" Pollock feita pela aluna Giovanna:



Gostaria de lembrar que o estilo EXPRESSIONISMO ABSTRATO também referência ao gesto. Não é só uma pintura abstrata e expressiva. A expressão vem do gesto do artista, do corpo todo.

Por enquanto foi isso. Ainda temos dois temas pela frente: a cópia e a releitura. Depois coloco trabalhos de alunos por aqui!

Para quem quiser dar uma olhada, aqui está um post de 2009 aqui do blog que fala de pintura e de releitura. Tem algumas imagens bem legais! Vale a pena conferir!!!

http://prosalunos.blogspot.com/2009/03/revisoes-e-mais-revisoes.html

Apareçam sempre!
Boa visita ao "prosalunos".