Como eu gostaria que todos os meus alunos gostassem de artes. Sei que isso é utopia, mas, eu gostaria.
Gostaria que todos conseguissem se emocionar ouvindo uma música, vendo um quadro, uma escultura, um filme, uma peça de teatro...
Como eu gostaria de vê-los conversando sobre um determinado artista, sobre o que é a arte, qual a sua função.
Picasso um dia disse que a arte não deve ser definida mas sentida, a arte é sensação, é emoção, não algo exato, único. É sempre uma obra aberta: cada um sentirá de uma maneira. Aquilo que me toca não tocará o outro necessariamente.
O mais engraçado é que atualmente "todo mundo" quer ser "artista", mas quem são esses "artistas"? Pra uma arte-educadora é muito decepcionante saber que muitos consideram mais artista as pessoas que aparecem na televisão do que aqueles que realmente têm o processo criativo. Hoje, para ser artista, basta ser apresentador de programa ou posar na playboy... meu deus, que tempos são esses!!!
Bom, o que me deixa menos aflita é que eu, pelo menos, faço a minha parte! Alunos, amigos, valorizem a arte!!! A boa arte!!! A verdadeira arte!
Não quero dizer que a partir de agora todos devem visitar museus o tempo todo, ouvir música "clássica" e conversar sobre "indústria cultural". Não, sejam vocês!!! Mas pensem, lembrem-se da sábia frase da música dos Titãs: "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e ARTE".
A arte é uma linguagem, uma forma de comunicação... Vocês podem usá-la para dizer aquelas coisas que não "saem" apenas com palavras. Pensem nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário